GeoGebra como ferramenta de apoio ao ensino de Matemática

uma revisão bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.69906

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, GeoGebra, Revisão Bibliométrica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Bibliométrica, sobre as aplicações do software GeoGebra, identificadas na base de dados Scopus. A busca foi conduzida utilizando os descritores “teaching”, “mathematics”, “geogebra” e “software”, nos títulos, resumos e palavras-chave, limitando-se a artigos completos e publicados em língua inglesa e portuguesa. O resultado da busca foi compilado e tratado usando o biblioshiny, sendo identificados 126 artigos sobre o tema, distribuídos em diversas áreas, especialmente em Ciências Sociais, Matemática e Ciência da Computação, com uma taxa de crescimento anual de 12,58%, considerando o horizonte de 2007 a 2024. Os países com maior índice de publicação foram Turquia, Brasil, Espanha e Malásia. Também foram identificados os autores mais citados e redes de coocorrência de palavras-chave. Os temas motores/principais abordados nos trabalhos foram “geometria”, “software de código aberto” e “álgebra”.

Biografia do Autor

Francisca Helena de Oliveira Holanda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1995). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2009), Especialização em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2013-2017). Atualmente, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, nos programas de licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) e, colaboradora do curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN).

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN).

Lucelindo Dias Ferreira Junior Reis, Universidade Federal do Ceará

Professor do Magistério Superior no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador na área de Desenvolvimento de Produtos, Ergonomia e Educação em Engenharia.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Ferreira, J. de A. R., Holanda, F. H. de O. ., Barroso, M. C. da S., & Reis, L. D. F. J. (2025). GeoGebra como ferramenta de apoio ao ensino de Matemática: uma revisão bibliométrica. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 290–308. https://doi.org/10.23925/2358-4122.69906

Edição

Seção

Artigos