GeoGebra como ferramenta de apoio ao ensino de Matemática
uma revisão bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.69906Palavras-chave:
Ensino de Matemática, GeoGebra, Revisão BibliométricaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Bibliométrica, sobre as aplicações do software GeoGebra, identificadas na base de dados Scopus. A busca foi conduzida utilizando os descritores “teaching”, “mathematics”, “geogebra” e “software”, nos títulos, resumos e palavras-chave, limitando-se a artigos completos e publicados em língua inglesa e portuguesa. O resultado da busca foi compilado e tratado usando o biblioshiny, sendo identificados 126 artigos sobre o tema, distribuídos em diversas áreas, especialmente em Ciências Sociais, Matemática e Ciência da Computação, com uma taxa de crescimento anual de 12,58%, considerando o horizonte de 2007 a 2024. Os países com maior índice de publicação foram Turquia, Brasil, Espanha e Malásia. Também foram identificados os autores mais citados e redes de coocorrência de palavras-chave. Os temas motores/principais abordados nos trabalhos foram “geometria”, “software de código aberto” e “álgebra”.
Referências
BECK, R.J. Learning Objects: What?. Center for Internation Education. University of Winsconsin. Milwaukee, 2001.
BHAGAT, K. K.; CHANG, C. Incorporating GeoGebra into geometry learning-A lesson from India. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 11, p. 77 - 86, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BOTANA, F. et al. Automated Theorem Proving in GeoGebra: Current Achievements. Journal of Automated Reasoning, v. 55, p. 39 - 59, 2015.
BOZKURT, G.; RUTHVEN, K. Classroom-based professional expertise: a mathematics teacher’s practice with technology. Educational Studies in Mathematics, v. 94, p. 309 - 328, 2017.
CRUZ, M. P. M. et al. GeoGebra: Um Estudo Bibliométrico a partir da Plataforma Web Of Science. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 11, n. 1, p. 22-36, 2022.
DIKOVIC, LJUBICA. Implementing dynamic mathematics resources with geogebra at the college level. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 4, p. 51 - 54, 2009.
DOCKENDORFF, M.; SOLAR, H. ICT integration in mathematics initial teacher training and its impact on visualization: the case of GeoGebra. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 49, p 66 - 84, 2018.
GEOGEBRA. O que é o geoGebra?. 2024. Disponível em: <https://www.geogebra.org/about?lang=pt-P>. Acesso em: 15 de dezembro de 2024.
GRANBERG, C. Discovering and addressing errors during mathematics problem-solving-A productive struggle?. Journal of Mathematical Behavior, v. 42, p. 33 - 48, 2016.
HOHENWARTER, M.; PREINER, J. Dynamic mathematics with GeoGebra. Journal of Online Mathematics and its Applications, 2007.
HOHENWARTER, M.; FUCHS, K. J. Combination of dynamic geomtrey, algebra and calculus in the software system GeoGebra. In: Computer Algebra Systems and Dynamic Geometry Systems in Mathematics Teaching, Proceedings of Sprout-Slecting Conference (Sarvari, Cs. Hrsg.). Bornus Nyomda: p. 128 - 133, 2005.
MUZIO, J.; Heins, T.; Mundell, R. Experiences with reusable e learning objects: From Theory to Practice. The Internet and Higher Education, v. 5, n. 1, p. 21-34, 2002.
OLIVEIRA MAIA, L. E.; VASCONCELOS, F. H. L. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, EM ESPECIAL O GEOGEBRA, PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Prática Docente, v. 7, n. 1, p. e031-e031, 2022.
OLIVEIRA MAIA, L. E.; SOUSA GONDIM, R.; VASCONCELOS, F. H. L. Utilização do geogebra para o ensino de geometria: uma revisão sistemática de literatura. Ensino da Matemática em Debate, v. 10, n. 1, p. 31-51, 2023.
REY-MARTÍ, A.; RIBEIRO SORIANO, D; PALACIOS – MARQUÉS, D. A bibliometric analysis of social entrepreneurship. Journal of Business Research, v. 69, n. 5, p. 1651-1655, 2016.
ROCHA, R. P.; SILVA, M. D. F. Uma revisão sistemática abordando o Tangram, o GeoGebra e as opções de isometria do plano. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 23, n. 1, p. 741-768, 2021.
RODRIGUES, G. C.; LOURENÇO, T. H. P.; Nascimento, D. L. O uso do GeoGebra no ensino remoto emergencial: uma revisão bibliográfica. Research, Society and Development, vol. 10, n. 10, p. e194101018495-e194101018495, 2021.
SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A.; LOPES, T. B. REVISÃO E ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE O GEOGEBRA EM PESQUISAS E ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 19, n. 33, p. e23002-e23002, 2023.
SOARES, F.; SANTANA, J. R.; VASCONSELOS, F. H.. O uso da tecnologia de Realidade no ensino de Geometria Espacial: uma revisão sistemática de literatura. Ensino da Matemática em Debate, p. 77-94, 2023.
SOUSA, A. D. et al. TECNOLOGIAS NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO ACERCA DE TRABALHOS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. Revista Paranaense De Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 384-401, 2022.
SPINELLI, W. Aprendizagem matemática em contextos significativos: objetos virtuais de aprendizagem e percursos temáticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2007.
VELICHOVÁ, D. Interactive maths with GeoGebra. International Journal of Emerging Technologies in Learning,v. 6, p. 31 - 35, 2011.
ZENGIN, Y. Investigating the use of the Khan Academy and mathematics software with a flipped classroom approach in mathematics teaching. Educational Technology and Society, v. 20, p. 89 - 100, 2017.
ZULNAIDI, H.; OKTAVIKA, E.; HIDAYAT, R. Effect of use of GeoGebra on achievement of high school mathematics students. Education and Information Technologies, v. 25, p. 51 - 72, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


