Contribuições da etnomatemática na formação de educadores do campo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.70021Palavras-chave:
educação do campo, etnomatemática, pedagogia da alternânciaResumo
Os cursos de licenciatura em Educação do Campo são terrenos férteis para as práticas de etnomatemática, que pode ser concebida como a arte ou técnica de explicar, de conhecer e de entender em diversos contextos culturais. O objetivo deste trabalho é discutir sobre as contribuições de uma atividade sobre etnomatemática na formação de estudantes de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí. A atividade consistiu na pesquisa bibliográfica e de campo, com camponeses sobre práticas em seu ofício que envolvem o conhecimento matemático adquirido em seus contextos culturais. Os estudantes universitários realizaram entrevistas e registros de observação, preenchendo um formulário eletrônico no final da atividade. Os resultados mostraram que a participação dos estudantes na atividade envolvendo etnomatemática no tempo comunidade contribuiu para a sua formação.
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