Contribuições da etnomatemática na formação de educadores do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.70021

Palavras-chave:

educação do campo, etnomatemática, pedagogia da alternância

Resumo

Os cursos de licenciatura em Educação do Campo são terrenos férteis para as práticas de etnomatemática, que pode ser concebida como a arte ou técnica de explicar, de conhecer e de entender em diversos contextos culturais. O objetivo deste trabalho é discutir sobre as contribuições de uma atividade sobre etnomatemática na formação de estudantes de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí. A atividade consistiu na pesquisa bibliográfica e de campo, com camponeses sobre práticas em seu ofício que envolvem o conhecimento matemático adquirido em seus contextos culturais. Os estudantes universitários realizaram entrevistas e registros de observação, preenchendo um formulário eletrônico no final da atividade. Os resultados mostraram que a participação dos estudantes na atividade envolvendo etnomatemática no tempo comunidade contribuiu para a sua formação.

Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Física (UFU) e Pedagogia (UNIUBE/UNINTER). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI e professor colaborador no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, Polo 65, do Instituto Federal do Piauí (IFPI, Picos, PI). É líder do Grupo de Pesquisas em Educação em Ciências Contextualizada (PECICO) e é subcoordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEsPEC). Integra os grupos: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências e o Grupo Educação contextualizada, cultura e território (EDUCERE). Coordena atualmente o projeto de extensão "Física na Comunidade: Educação do Campo e Convivência com o Semiárido" que busca a popularização do conhecimento físico em comunidades rurais do Semiárido piauiense. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED). Tem interesse nas temáticas: Diversidade na Educação em Ciências; Formação de Professores, Educação Popular, Ensino de Ciências/Física, Educação do Campo e educação contextualizada para a convivência com o Semiárido brasileiro. É autor dos livros: "Análise das necessidades formativas docentes: por uma perspectiva dialética" e "Ensino de Física na Educação do Campo: perspectiva histórico-crítica" e "Educação do Campo Contextualizada para a Convivência com o Semiárido: contribuições dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo", ambos publicados pela Editora da Universidade Federal do Piauí.

Referências

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.

BRASIL. Referências para uma política nacional de educação do campo. Ministério da Educação grupo permanente de trabalho de educação do campo. Caderno de subsídios. Brasília, DF: MEC, 2004.

BRASIL. Decreto Nº. 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, DF: 2010.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagno (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Cap. 5, p. 147-160.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1998.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática e educação. In: KNIJNIK, Celsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Claudio José de. (Orgs.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

D’AMBROSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 07-16, 2008.

DOMITE, Maria do Carmo Santos. Formação de professores e etnomatemática: compreendendo para pedir mudanças. In: SIPEM, 3, 2006, Águas de Lindóia, SP. Anais [...] Águas de Lindóia: SBM, 2006.

DUARTE, Claudia Glavam. Interlocuções entre a educação do campo e a etnomatemática. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 5, n. 1, 2014.

DUARTE, Claudia Glavam; FARIA, Juliano Espezim. Educação do campo e educação matemática: possíveis entrelaçamentos. Reflexão e Ação, v. 25, n. 1, p. 80-98, 2017.

FARIA, Juliano Espezim Soares. Etnomatemática e educação do campo: e agora, José?. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 4, n. 3, 2014.

FERNANDES, Filipe Santos; COUTINHO, Eliziara Pereira. Decolonialidade, Educação do Campo e Formação de Professores de Matemática: por uma reforma agrária do saber. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, n. Edição Especial, p. e021045, 2021.

GAIA, Carlos A.; SILVA, Marcos Guilherme Moura; PIRES, Lucas Silva. Ensino de matemática na educação do campo a partir de narrativas. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 10, n. 1, 2017.

GARFINKEL, Harold. Estudos de etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 2018.

KAVALEK, Debora Schmitt; REIS, Ariele Maria Santos dos. Por que (não) fugir da matemática? A (re)significação dos conteúdos no tempo comunidade da educação do campo. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n.4, v. 1, p. 91-108, 2020.

LEDUR, Diandra Batirola; KIEFER, Juliana Gabriele; MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. Educação do Campo no Encontro Nacional de Educação Matemática (2013-2019). Educação & Realidade, v. 48, p. e122447, 2023.

LOMASSO, Emerson Bastos; SILVA, Albertina Maria Batista de Sousa da. A formação em matemática nas licenciaturas em educação do campo. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 142–159, 2023.

MAINARDES, Jefferson; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em educação. In Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em educação: subsídios. v. 1. Rio de Janeiro: ANPED, 2019.

MOLINA, Monica Castagno. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 145-166, 2015.

MONTEIRO, Alexandrina; OREY, Daniel Clark; DOMITE, Maria do Carmo Santos. Etnomatemática: papel, valor e significado. In: RIBEIRO, José Pedro Machado; DOMITE, Maria do Carmo Santos; FERREIRA, Rogerio (Orgs.). Etnomatemática: papel, valor e significado. Porto Alegre: Zouk, 2006. p. 13-38.

MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreiro. Relações entre educação matemática e educação do campo: análise de publicações recentes. REMATEC, Belém, v. 15, n. 36, p. 108–129, 2020.

SACHS, Línlya; SANTOS, Jader Gustavo de Campos; BORGES, Larissa Gehrinh. A Presença da Etnomatemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo: um Estudo Inicial. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 363–370, 2018.

SANTOS, Benerval Pinheiro. Contribuições da etnomatemática D’Ambrosiana para a formação docente. In: OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; MARIM, Vlademir (Orgs.). Educação matemática: contextos e práticas docentes. Campinas: Alínea Editora, 2010. p. 72-100.

SILVA, Alexandre Leite dos Santos; Reis, Edmerson dos Santos. Educação do Campo para a Convivência com o Semiárido: contribuições dos cursos de licenciatura em Educação do Campo. Teresina: EDUFPI, 2024.

SILVA, Marcia Regina de Souza et al. Licenciatura em Educação do Campo no ENEM e SIPEM: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática -REVEMAT, Florianópolis, v. 19, p. 01-26, 2024.

SILVA, Marcia Regina de Souza; LEITE, Kécio Gonçalves. Educação do campo nos anais do congresso brasileiro de etnomatemática. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 132–145, 2021.

SOUZA, Regis Luiz Lima de. Etnomatemática: concepções e ideias. In: OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; MARIM, Vlademir (Orgs.). Educação matemática: contextos e práticas docentes. Campinas: Alínea Editora, 2010. p. 59-71.

SOUZA, Adria Simone Duarte de; MENDES, Geancarla Coelho. O trabalho docente do educador do campo e a pedagogia da alternância: elementos para reflexão e discussão. In: GHEDIN, Evandro (Org.). Educação do Campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. p. 251-270.

TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, p. 227–242, 2008.

Downloads

Publicado

2025-10-30

Como Citar

Silva, A. L. dos S. (2025). Contribuições da etnomatemática na formação de educadores do campo. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 309–327. https://doi.org/10.23925/2358-4122.70021

Edição

Seção

Artigos