Linguagem matemática e mediação tecnológica

um diálogo entre Wittgenstein e Vygotsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.70699

Palavras-chave:

Linguagem, Tecnologias digitais, Aprendizagem, Jogos de linguagem

Resumo

A presente pesquisa objetivou contribuir sobre como linguagem matemática mediada pela tecnologia da comunicação e informação pode facilitar o processo ensino aprendizagem dos conteúdos matemáticos em sala de aula? Para isso, a pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância da utilização das novas tecnologias no ensino e aprendizagem da matemática fazendo um paralelo entre a linguagem matemática e as teorias de Wittgenstein e Vygotsky. O interesse pela pesquisa surgiu ao observar que a transformação digital na escola ainda não ocorreu e que é preciso refletir a temática para que haja mudança nesse espaço que é de aprendizagem e transformação social. A metodologia se baseou em diversos autores que discutem as temáticas e buscam propiciar ao leitor uma melhor análise sobre os temas. É preciso que haja transformação na escola e em sua forma de ensinar, assim, a presente pesquisa discute essa necessidade e os recursos que podem ser usados para esse movimento.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Silva, R. C. da, & Bezerra, S. M. C. B. (2025). Linguagem matemática e mediação tecnológica: um diálogo entre Wittgenstein e Vygotsky. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 182–195. https://doi.org/10.23925/2358-4122.70699

Edição

Seção

Artigos