Educação Matemática em contextos de migração

cesafios e possibilidades para uma prática inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.73646

Palabras clave:

Educação matemática inclusiva, Interculturalidade, Migração, Letramento matemático crítico, Etnomatemática

Resumen

O artigo analisa os desafios e as possibilidades da educação matemática em contextos de migração, compreendendo-a como campo estratégico de reconstrução epistemológica e pedagógica frente à pluralidade cultural e linguística que caracteriza as escolas contemporâneas. A intensificação da mobilidade humana, sobretudo de migrantes oriundos do Haiti e da Venezuela, tem revelado as insuficiências das políticas linguísticas, das formações docentes e das práticas curriculares voltadas à diversidade. Fundamentado em autores como D’Ambrosio (2005), Skovsmose (2023), Tonhati et al. (2024) e Carrijo (2021), o estudo propõe uma reflexão crítica sobre a colonialidade do saber matemático e a necessidade de instaurar uma pedagogia intercultural e inclusiva, em que a matemática deixe de ser linguagem neutra e se torne espaço de diálogo, reconhecimento e pertencimento. A partir de uma leitura de base decolonial e freiriana, defende-se que o ensino da matemática, articulado ao letramento crítico e à etnomatemática, pode operar como instrumento de justiça cognitiva e hospitalidade epistêmica, ressignificando o papel da escola no acolhimento de estudantes migrantes. O artigo sugere a implementação de oficinas matemáticas interculturais, formação docente situada e políticas linguísticas de acolhimento como práticas de transformação curricular voltadas à equidade e à pluralidade epistêmica.

 

Biografía del autor/a

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, UNIFESP

Psychoanalyst and researcher, holding a degree in Pedagogy with a focus on inclusion and diversity, as well as a Bachelors degree in Administration. Specialist in Educational Technologies from the University of São Paulo (USP). Currently serves as a volunteer research collaborator at the Otavio Frias Filho Chair of Studies in Communication, Democracy, and Diversity, affiliated with the Institute of Advanced Studies at USP (IEA-USP). Member of the Brazilian Society for the Advancement of Science (SBPC). His current research in the field of education focuses on analyzing Autism Spectrum Disorder (ASD) in the context of migrants in basic education at the Federal University of São Paulo (UNIFESP), with support from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES).

Citas

AZEVEDO, R. S. de. Crianças migrantes, refugiadas e o direito à educação na escola pública brasileira. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, p. 134-156, 2022.

BABER, A. Immigrant students and mathematics education. New York: Teachers College Press, 2007.

BALZAN, C. F. P.; GOBBI, L.; MASS, S. S. Os desafios no acolhimento e no ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica. Gragoatá, Niterói, v. 27, p. 125-145, 2022.

BANKS, J. A. Cultural diversity and education: foundations, curriculum, and teaching. New York: Routledge, 2019.

BARTLETT, L.; GIALAMAS, A. Educação humanizadora para jovens imigrantes e refugiados. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, n. 2, p. 1-20, 2023.

BUIN, E. Do monolinguismo ao multilinguismo de acolhimento. Gragoatá, Niterói, v. 30, p. 102-119, 2025.

CANDAU, V. M. et al. Educação em direitos humanos e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2013.

CARRIJO, F. Interseccionalidade e migração na escola brasileira: práticas de reconhecimento e exclusão. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, n. 2, p. 34-56, 2021.

CARRIJO, M. Educação matemática inclusiva com estudantes imigrantes: uma perspectiva interseccional. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2021.

CARRIJO, M. Globalização e guetorização: desafios e possibilidades para a educação matemática com imigrantes. Prometeica, n. 31, p. 380–395, 2022.

DA SILVA MATOS, D. C. V. Educação intercultural e formação de professores em contexto multicultural e multilíngue. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, p. 821-838, 2016.

D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 99-120, 2005.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. São Paulo: Autêntica, 2020.

FERNANDES, F. S. Matemática e colonialidade: lados obscuros da modernidade. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, n. 4, p. 1-20, 2021.

FERNÁNDEZ-OLIVERAS, A.; CALLEJA, M.; OLIVERAS, M. Aplicación de un instrumento para valorar la idoneidad didáctica en educación matemática con enfoque de etnomatemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 36, n. 63, p. 103-128, 2022.

KOHATSU, L. N. et al. Educação de alunos imigrantes: a experiência de uma escola municipal. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 72-84, 2020.

LEI Nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 maio 2017.

MAYRING, P. Einführung in die qualitative Sozialforschung. Weinheim: Beltz, 2002.

MIRANDA, L. Português como língua de acolhimento e afetividade pedagógica na escola pública. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, n. 181, p. 570-592, 2021.

NOBRE, J. S. et al. Língua familiar e língua de acolhimento a partir de uma perspectiva translingual. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 31, p. 1-18, 2024.

OLIVEIRA, G. M. Práticas associadas ao ensino e aprendizagem da matemática de estudantes imigrantes venezuelanos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2023.

OLIVEIRA, P. A. Microexclusões e diversidade cultural na educação matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 28, n. 73, p. 15-34, 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). International migrant stock 2019. New York: UN DESA, 2019.

PARRA, A. Decolonizing mathematics education: toward a liberating pedagogy. Journal of Mathematics Education, v. 45, n. 3, p. 234–251, 2023.

RIBEIRO, A. S. Migração, escola e cidadania: experiências de inclusão e resistência no ensino público. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, n. 3, p. 1-23, 2022.

SKOVSMOSE, O. Critical mathematics education: dialogues and dimensions. Rotterdam: Sense, 2021.

SKOVSMOSE, O. Mathematics and ethics: education, equity and justice. Cham: Springer, 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2019.

TONHATI, T.; SILVA, R.; FERREIRA, J. Práticas pedagógicas de inclusão de migrantes e refugiados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 45, n. 3, p. 1-22, 2024.

VALOYES-CHÁVEZ, L.; MONTECINO, A.; GUZMÁN, I. Mathematics education and social justice in Latin America. ZDM, v. 53, n. 5, p. 1051–1065, 2021.

VIEIRA, L. B.; MOREIRA, G. E. Educação matemática inclusiva: como promover a participação de todos os estudantes? Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 2, p. 179–194, 2018.

VIEIRA, L. B.; MOREIRA, G. E. O estudante imigrante e o papel do professor de matemática como agente de inclusão. Dialogia, São Paulo, n. 35, p. 77–92, 2020.

VIRIATO, E.; SOUSA, L.; ANDERE, M. Práticas de educadores de língua portuguesa para refugiados. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 115, p. 1013-1034, 2023.

ZAMBRANO, C. E. G. Políticas linguísticas e educacionais para acolhimento entre línguas. DELTA, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 1-24, 2024.

Publicado

2025-12-27

Cómo citar

Santos, D. M. A. de A. P. dos. (2025). Educação Matemática em contextos de migração: cesafios e possibilidades para uma prática inclusiva. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 135–153. https://doi.org/10.23925/2358-4122.73646