Educação Matemática em contextos de migração
cesafios e possibilidades para uma prática inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.73646Palavras-chave:
Educação matemática inclusiva, Interculturalidade, Migração, Letramento matemático crítico, EtnomatemáticaResumo
O artigo analisa os desafios e as possibilidades da educação matemática em contextos de migração, compreendendo-a como campo estratégico de reconstrução epistemológica e pedagógica frente à pluralidade cultural e linguística que caracteriza as escolas contemporâneas. A intensificação da mobilidade humana, sobretudo de migrantes oriundos do Haiti e da Venezuela, tem revelado as insuficiências das políticas linguísticas, das formações docentes e das práticas curriculares voltadas à diversidade. Fundamentado em autores como D’Ambrosio (2005), Skovsmose (2023), Tonhati et al. (2024) e Carrijo (2021), o estudo propõe uma reflexão crítica sobre a colonialidade do saber matemático e a necessidade de instaurar uma pedagogia intercultural e inclusiva, em que a matemática deixe de ser linguagem neutra e se torne espaço de diálogo, reconhecimento e pertencimento. A partir de uma leitura de base decolonial e freiriana, defende-se que o ensino da matemática, articulado ao letramento crítico e à etnomatemática, pode operar como instrumento de justiça cognitiva e hospitalidade epistêmica, ressignificando o papel da escola no acolhimento de estudantes migrantes. O artigo sugere a implementação de oficinas matemáticas interculturais, formação docente situada e políticas linguísticas de acolhimento como práticas de transformação curricular voltadas à equidade e à pluralidade epistêmica.
Referências
AZEVEDO, R. S. de. Crianças migrantes, refugiadas e o direito à educação na escola pública brasileira. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, p. 134-156, 2022.
BABER, A. Immigrant students and mathematics education. New York: Teachers College Press, 2007.
BALZAN, C. F. P.; GOBBI, L.; MASS, S. S. Os desafios no acolhimento e no ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica. Gragoatá, Niterói, v. 27, p. 125-145, 2022.
BANKS, J. A. Cultural diversity and education: foundations, curriculum, and teaching. New York: Routledge, 2019.
BARTLETT, L.; GIALAMAS, A. Educação humanizadora para jovens imigrantes e refugiados. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, n. 2, p. 1-20, 2023.
BUIN, E. Do monolinguismo ao multilinguismo de acolhimento. Gragoatá, Niterói, v. 30, p. 102-119, 2025.
CANDAU, V. M. et al. Educação em direitos humanos e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2013.
CARRIJO, F. Interseccionalidade e migração na escola brasileira: práticas de reconhecimento e exclusão. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, n. 2, p. 34-56, 2021.
CARRIJO, M. Educação matemática inclusiva com estudantes imigrantes: uma perspectiva interseccional. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2021.
CARRIJO, M. Globalização e guetorização: desafios e possibilidades para a educação matemática com imigrantes. Prometeica, n. 31, p. 380–395, 2022.
DA SILVA MATOS, D. C. V. Educação intercultural e formação de professores em contexto multicultural e multilíngue. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, p. 821-838, 2016.
D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 99-120, 2005.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. São Paulo: Autêntica, 2020.
FERNANDES, F. S. Matemática e colonialidade: lados obscuros da modernidade. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, n. 4, p. 1-20, 2021.
FERNÁNDEZ-OLIVERAS, A.; CALLEJA, M.; OLIVERAS, M. Aplicación de un instrumento para valorar la idoneidad didáctica en educación matemática con enfoque de etnomatemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 36, n. 63, p. 103-128, 2022.
KOHATSU, L. N. et al. Educação de alunos imigrantes: a experiência de uma escola municipal. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 72-84, 2020.
LEI Nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 maio 2017.
MAYRING, P. Einführung in die qualitative Sozialforschung. Weinheim: Beltz, 2002.
MIRANDA, L. Português como língua de acolhimento e afetividade pedagógica na escola pública. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, n. 181, p. 570-592, 2021.
NOBRE, J. S. et al. Língua familiar e língua de acolhimento a partir de uma perspectiva translingual. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 31, p. 1-18, 2024.
OLIVEIRA, G. M. Práticas associadas ao ensino e aprendizagem da matemática de estudantes imigrantes venezuelanos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2023.
OLIVEIRA, P. A. Microexclusões e diversidade cultural na educação matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 28, n. 73, p. 15-34, 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). International migrant stock 2019. New York: UN DESA, 2019.
PARRA, A. Decolonizing mathematics education: toward a liberating pedagogy. Journal of Mathematics Education, v. 45, n. 3, p. 234–251, 2023.
RIBEIRO, A. S. Migração, escola e cidadania: experiências de inclusão e resistência no ensino público. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, n. 3, p. 1-23, 2022.
SKOVSMOSE, O. Critical mathematics education: dialogues and dimensions. Rotterdam: Sense, 2021.
SKOVSMOSE, O. Mathematics and ethics: education, equity and justice. Cham: Springer, 2023.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2019.
TONHATI, T.; SILVA, R.; FERREIRA, J. Práticas pedagógicas de inclusão de migrantes e refugiados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 45, n. 3, p. 1-22, 2024.
VALOYES-CHÁVEZ, L.; MONTECINO, A.; GUZMÁN, I. Mathematics education and social justice in Latin America. ZDM, v. 53, n. 5, p. 1051–1065, 2021.
VIEIRA, L. B.; MOREIRA, G. E. Educação matemática inclusiva: como promover a participação de todos os estudantes? Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 2, p. 179–194, 2018.
VIEIRA, L. B.; MOREIRA, G. E. O estudante imigrante e o papel do professor de matemática como agente de inclusão. Dialogia, São Paulo, n. 35, p. 77–92, 2020.
VIRIATO, E.; SOUSA, L.; ANDERE, M. Práticas de educadores de língua portuguesa para refugiados. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 115, p. 1013-1034, 2023.
ZAMBRANO, C. E. G. Políticas linguísticas e educacionais para acolhimento entre línguas. DELTA, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 1-24, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


