RESIGNIFICANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS COM ALUNOS “EM DIFICULDADE” DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • NATÁLIA COELHO SOARES
  • SILVIA DIAS ALCÂNTARA MACHADO

Keywords:

operações com números naturais, aluno em dificuldade, 8o ano do Ensino Fundamental, ábaco, calculadora com impressora

Abstract

Este artigo apresenta a parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo
investigar se e como, um aluno do 8o ano do ensino fundamental, apresentando
dificuldades na resolução de atividades matemáticas envolvendo operações com os
números naturais, aprofunda seus conhecimentos, quando lhe é dada a oportunidade
do uso de tecnologias não usuais em sala de aula. Para a coleta de dados, foram
realizados cinco encontros com o aluno. Concluiu-se que a introdução das
tecnologias não usuais, como o ábaco e a calculadora com impressora possibilitaram
o aprofundamento e a consequente ressignificação das concepções desse aluno sobre
as operações dos números naturais.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2017-01-31

How to Cite

SOARES, N. C., & MACHADO, S. D. A. (2017). RESIGNIFICANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS COM ALUNOS “EM DIFICULDADE” DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(2), 24–36. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/31637

Issue

Section

Artigos