FRACTAIS: possibilidades pedagógicas na escola básica

Authors

  • Amal Rahif Suleiman E.E. "Monsenhor Gonçalves"

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p53-71

Keywords:

Geometria Fractal, Atividades Matemáticas, Escola Básica.

Abstract

Neste artigo apresentamos elementos da Geometria Fractal que podem estar presentes na Natureza, assim como os que podem ser construídos por algoritmos matemáticos. Tem por objetivos refletir sobre os aspectos gerais dos fractais, sobre a revisão bibliográfica, as pesquisas atuais, sobre sua alta aplicabilidade no mundo digital e tecnológico. Abordamos a ilustração de exemplos para calcular perímetro e área de um fractal. Nesse sentido, apresentamos duas possibilidades pedagógicas que podem ser aplicadas na Escola Básica: o Jogo do Caos e Fractais com Múltiplos no Triângulo de Pascal. Além do conhecimento matemático, destacamos ainda, mediante essas e outras atividades, a relevância de que a Geometria Fractal seja inserida como conteúdo nos programas da Matemática Escolar do Estado de São Paulo, como já ocorre em outros estados do país.

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Author Biography

Amal Rahif Suleiman, E.E. "Monsenhor Gonçalves"

Professora de Educação Básica II de Matemática das redes Estadual e Municipal de São José do Rio Preto - Estado de São Paulo.

3 Pós-Graduações: em Matemática, em Didática do Ensino Superior e em Didática do Ensino Básico.

Mestrado em Educação Escolar pela UNESP/FCLAR-Araraquara - Estado de São Paulo.

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Published

2019-04-27

How to Cite

Suleiman, A. R. (2019). FRACTAIS: possibilidades pedagógicas na escola básica. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(1), 61–83. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p53-71