Dificuldades de licenciandos em Matemática na resolução de inequações

Authors

  • Otavio Paciullo Furquim Instituto Federal de São Paulo - IFSP - campus Guarulhos
  • Gabriel Oliveira Pinto Instituto Federal de São Paulo - IFSP - campus Guarulhos
  • William Vieira Instituto Federal de São Paulo - IFSP - campus Guarulhos
  • Roberto Seidi Imafuku Instituto Federal de São Paulo - IFSP - campus Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p47-64

Keywords:

Aspectos algorítmicos, intuitivos e formais, Análise de Erros, Inequações, Educação Matemática.

Abstract

Apresenta-se, neste artigo, uma análise da resolução de duas inequações aplicadas para 42 ingressantes em um curso de Licenciatura em Matemática. Os objetivos foram o de detectar e classificar os principais erros e dificuldades dos participantes na resolução de inequações. As respostas foram classificadas segundo uma análise de erros. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais são as ideias teóricas adotadas na investigação. A análise dos protocolos revelou que a maioria dos participantes desconhece técnicas básicas de resolução de inequações e tem incompreensões de natureza formal relacionadas ao tema avaliado.

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Published

2020-12-29

How to Cite

Furquim, O. P., Pinto, G. O., Vieira, W., & Imafuku, R. S. (2020). Dificuldades de licenciandos em Matemática na resolução de inequações. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 47–64. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p47-64

Issue

Section

Artigos