A oficina pedagógica como metodologia de ensino e aprendizagem de funções elementares na Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.63505

Palavras-chave:

Oficina Pedagógica, Funções Elementares, Formação Docente Inicial

Resumo

A oficina pedagógica consiste em uma metodologia de ensino que pode favorecer a construção dos conhecimentos a partir da integração entre teoria e prática e do tripé sentir, pensar e agir, privilegiando tanto o aspecto cognitivo quanto o movimento da ação-reflexão-ação sobre a prática. Nesta perspectiva, neste trabalho apresenta-se o relato de uma oficina realizada com 12 licenciandos e licenciandas do primeiro e do segundo semestres do curso de matemática de uma universidade federal, com o objetivo de analisar os desafios e potencialidades no ensino e na aprendizagem de funções elementares. No processo de planejamento e execução da oficina desenvolveram-se cinco situações-problema na perspectiva investigativa/exploratória, por meio de uma sequência didática. Procurou-se desenvolver uma dinâmica de trabalho que permitisse a interação entre todos os e as participantes, na expectativa de favorecer a aprendizagem de funções, bem como a experimentação da metodologia como subsídio para a prática docente futura na educação básica. Destacam-se, como desafios encontrados, a escassez de fundamentos teórico-metodológicos consistentes e atualizados e a parca experiência de docentes formadores com o uso dessa metodologia. Quanto às potencialidades, ressaltam-se a visualização do conteúdo de forma prática, contextualizada e interdisciplinar; a interação entre estudantes na busca de soluções para as situações-problema e a exploração de diferentes representações gráficas e padrões numéricos, auxiliando na compreensão dos conceitos e na identificação de padrões e relações nas funções elementares. Conclui-se que a oficina constitui-se em um espaço propício para a construção de conhecimentos específicos e pedagógicos, no qual futuros docentes compartilharam ideias, estratégias e descobertas.

Biografia do Autor

Niusarte Virgínia Pinheiro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Teófilo Otoni/MG. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Mestrado em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Doutorado em Educação/FAE/UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processo ensino e aprendizagem, formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática; Avaliação Educacional e Juventudes.

Weversson Dalmaso Sellin, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Matemática (área de Geometria Algébrica) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Matemática (área Geometria Algébrica) também pela UFMG. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/UFVJM. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica e também na área de Educação Matemática.

Fábio Silva de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp/Presidente Prudente (2002), mestrado em Matemática Pura pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (2005) da USP de São Carlos e doutorado em Modelagem Computacional (2020) pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ). Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Ciências Exatas da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferenciais, séries de funções, análise de funções, série de Fourier e bifurcação de Hopf. Possui experiência em matemática aplicada e modelagem computacional, com ênfase em desenvolvimentos e aplicações de métodos semi-Lagrangianos para a resolução numérica das equações de Navier-Stokes.

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Publicado

2025-08-13

Como Citar

Couy, L., Pinheiro, N. V., Sellin, W. D., & Souza, F. S. de. (2025). A oficina pedagógica como metodologia de ensino e aprendizagem de funções elementares na Licenciatura em Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(1), 30–54. https://doi.org/10.23925/2358-4122.63505