O estado da arte de dissertações e teses sobre o uso de jogos matemáticos na PUC-SP (1995-2015)

Autores/as

  • Fernando Grillo Pedro

Palabras clave:

Jogos, Estado da Arte, Institucionalização

Resumen

O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento das dissertações e teses
em Educação Matemática e Ensino de Matemática elaboradas entre 1995 e
2015, produzidas na PUC-SP, cujo enfoque fosse a utilização de jogos em
aulas de matemática. Tratou-se de um estudo documental, denominado estado
da arte, que busca mapear e discutir produções acadêmicas em diferentes
áreas do conhecimento, com a finalidade de apresentar e relatar o estado de
conhecimento de uma área ou de um tema de estudo. Em vista disso foram
analisados 11 trabalhos acadêmicos (cinco teses de doutorado, dois mestrados
profissionais e quatro mestrados acadêmicos). Após o fichamento e a
confecção das resenhas, foi possível verificar que sete trabalhos relatam a
construção do conhecimento matemático, seis valeram-se da pesquisa
qualitativa e seus procedimentos metodológicos, nove tinham como sujeitos
alunos do Ensino Fundamental II, apenas dois dos trabalhos utilizavam os
jogos como recurso para institucionalização de novos conhecimentos
matemáticos, sendo que esse processo não é descrito nos trabalhos
mencionados

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Publicado

2017-01-31

Cómo citar

Pedro, F. G. (2017). O estado da arte de dissertações e teses sobre o uso de jogos matemáticos na PUC-SP (1995-2015). Ensino Da Matemática Em Debate, 3(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/31642

Número

Sección

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso