SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p297-319

Resumen

O objetivo deste trabalho foi propor uma sequência didática para o ensino de função polinomial de grau 1. A sequência consta da apresentação de resolução de problema como metodologia de ensino e fundamentada na teoria de aprendizagem significativa. A experiência contou com 35 alunos do 1º ano do ensino médio de um colégio estadual de uma cidade do interior do estado do Paraná. E planejadas com base teórica em pesquisadores da área e a abordagem metodológica foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio da observação, anotações em diário de campo e análise das atividades realizadas pelos alunos, contemplando etapas progressivas e seriadas. Os resultados apontaram que o trabalho com a linguagem ancorado na metodologia de sequências didáticas tende a ser um facilitador na compreensão dos conteúdos abordados. Assim, espera-se que o professor ao ter contato com essa sequência didática possa implementá-la ou adaptá-la ao seu ambiente de trabalho, de forma que venha a ser uma estratégia de ensino e aprendizagem que auxilie no processo educacional, visando contribuir com o aluno na construção do conhecimento de função, desenvolvendo os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carla Larissa Halum Rodrigues

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Rosemeire Bolognezi

Mestre em Educação pela PUCPR (2006); professora do quadro próprio do magistério - Secretaria de Educação do Estado do Parana

Citas

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspec-tiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum, http://basenacionalcomum.mec.gov.br, 2017. Acesso em 10 de julho de 2019.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática, 3º e 4º Ciclos. Brasília: SEF/MEC, 1998.

CARAÇA, B. de J. Conceitos Fundamentais de Matemática. 2ª edição. Lisboa: Gradiva, 1998.

DANTE, L. R. Criatividade e resolução de problemas na prática educativa matemática. Rio Claro: Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Tese de Livre Docência, 1988.

DONALD no País da Matemágica - Completo e Dublado, Disney. 2013.(27m35s). Youtube. Disponível em: https://www.you-tube.com/watch?v=YEpcuMdpBE8. Acesso em: 02 de fev. 2018.

GIANOTTO, D. E. P.; SILVA DINIZ, R. E da. Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010.

KOBASHIGAWA, A. H.; ATHAYDE, B. A. C.; MATOS, K. F. de O.; CA-MELO, M. H.; FALCONI, S. Estação ciência: formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Seminário Nacional ABC na Educação Científica. São Paulo, 2008.

LIMA, E. L. et al. A Matemática do Ensino Médio. 11. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016. 250 p. v. 1.

MAGARINUS, R. Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem. Dissertação – UFSM. Santa Maria –RS, 2013.

NOGUEIRA, C. M. I. Construindo o conceito de Funções. In: Teoria e práticas de Funções. Maringá: Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação a Distância, 2014, p.121.

PAVAN, L. R. A mobilização das ideias básicas do conceito de função por crianças da 4ª série do Ensino Fundamental e Situações-problema de Estruturas Aditivas e/ou Multiplicativas. 2010. 195 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR, 2010.

PAIVA, M. B. F. de. Quantos litros de água são gastos em um banho de 15 minutos? (2007), Disponível em: http://www.diaadiaeduca-cao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_detalharFolhas.php?co-dInscr=2998&PHPSESSID=2018102620281919. Acesso em: 28 de jan de 2018.

SANTARÉM, A. M. M. de. A ideia de função. Disponível em https://sli-dex.tips/download/aula-1-a-ideia-de-funao-objetivo-geral#modals. Acesso em: 29 de jan de 2018.

TINOCO, L. A. A. Construindo o conceito de função. Rio de Janeiro: Projeto Fundão, 2002.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

ZATTI, S. B. Construção do conceito de função: uma experiência de ensino aprendizagem através da resolução de problemas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física e Matemática). UNIFRA, Santa Maria, 2010.

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

Halum Rodrigues, C. L., & Bolognezi, R. (2020). SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 297–319. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p297-319

Número

Sección

Artigos