Investigando a Discalculia no Contexto da Educação Matemática

Autores

  • Ana Maria Antunes de Campos Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. https://orcid.org/0000-0003-4276-5776
  • Ana Lúcia Manrique Professora - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Produtividade em Pesquisa Nível 2 http://orcid.org/0000-0002-7642-0381

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p46-64

Palavras-chave:

Discalculia, Educação Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento Educacional.

Resumo

A discalculia é considerada uma capacidade reduzida de compreensão da numerosidade, que é a propriedade essencial para o conceito do número, no qual os processos cognitivos estão implícitos nesses problemas de aprendizagem matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise descritiva do que se tem discutido sobre a discalculia na área da educação matemática. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados bibliográficas com um recorte temporal dos últimos dez anos (2009 até 2018). O critério de busca foi selecionar pesquisas (artigos, dissertações e teses) em língua portuguesa, produzidas no campo da educação matemática, que apresentavam a palavra discalculia no título do trabalho. A questão norteadora desse trabalho busca responder: Que conhecimentos foram produzidos por pesquisas sobre a discalculia para a área da educação matemática? Os resultados revelam que as pesquisas visam promover discussões em torno da terminologia do conceito da discalculia; da contribuição da neurociência para diagnóstico e intervenção; da utilização do lúdico como instrumentos para resoluções de problemas; do mapeamento de pesquisas acerca da discalculia; da intervenção psicopedagógica e da formação continuada de professores. O entrelaçamento das áreas da educação, psicologia, saúde e educação matemática tem contribuído significativamente para o avanço de pesquisas que visam o desenvolvimento cognitivo de alunos com discalculia no contexto educacional.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Antunes de Campos, Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Neuropsicopedagoga, Pedagoga, Psicopedagoga,Especialista em Ensino Lúdico, Pós Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores.  Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem.  Autora de artigos e livros na  área educacional  Atualmente é professora de Matemática - Ensino Médio, Docente na Pós - Graduação e Palestrante. Participa do Grupo de Pesquisa: Professor de Matemática: Formação, Profissão, Saberes e Trabalho Docente - PUC-SP. Participa do grupo de pesquisa: Infância, Cultura e História - GEPICH, do(a) Universidade Federal de São Paulo. Participa do grupo de pesquisa: História da educação: intelectuais, instituições, impressos, do(a) Universidade Federal de São Paulo.

Ana Lúcia Manrique, Professora - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Produtividade em Pesquisa Nível 2

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP intitulado por "Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO)". Coordenou subprojeto da área de Ciências Exatas do PIBID-PUC/SP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010, "Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica". Participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2012, intitulado"Rede Colaborativa de Práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos", projeto em rede com a UFSCar, UFABC e PUC-SP. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais, projeto em parceria entre PUC/SP e UFTM. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Inclusiva.

Referências

ÁVILA, L. A. B. Avaliação e intervenções psicopedagógicas em crianças com indícios de Discalculia. 280 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS. Rio Grande do Sul, 2017.

ÁVILA, L. A. B.; LARA, I. C. M. Discalculia: um mapeamento de artigos brasileira. Abakos, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 35-56, nov., 2017.

BUTTERWORTH, B. The Mathematical Brain. London: Macmillian Publishers, 1999.

BUTTERWORTH, B. The development of arithmetical abilities. Journal of Child Psychology and Psychiatry. p. 3-18, 2005.

BUTTERWORTH, B. Dyscalculia from Science to Education. New York, Routledge, 2019.

CARMO, J. S.; SIMIONATO, A. M. Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicologia em estudos. vol. 17 n. 2 Maringá, abr./jun. 2012.

DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo, RS: Editora Universidade de Passo Fundo, 2015.

DEHAENE, S Cerebral bases of number processing and calculation. In: GAZZANIGA, M.S. The new cognitive neuroscience. 2 eds. Institute of Technology, Massachussets, 2000.

DEVINE, A. Cognitive and emotional mathematics learning problems in primary and secondary school students. Doctoral thesis, University of Cambridge, Cambridge, Serie serienummer, 2017.

HAASE, V. G.; MOURA, R. J.; CHAGAS, P. P.; WOOD, G. Discalculia e Dislexia: Semelhança epidemiológica e diversidade de mecanismos neurocognitivos. ALVES, Luciana Mendonça; MOUSINHO, Renata; CAPPELINI, Simone Aparecida. Dislexia novos tempos e novas perspectiva, Publisher: Rio de Janeiro: Editora Wak, pp. 257-282, 2011.

HARRIS, J. C. Developmental Neuropsychiatry: Assessment, Diagnosis, and Treatment of developmetal disorders. New York: Oxford University Press, cop, vol. II, 1998.

KAUFMANN, L.; MAZZOCCO, M.M.; DOWKER, A.; VON ASTER, M.; GÖBEL, S. M.; GRABNER, R.H.; HENIK, A.; JORDAN, N.C.; KARMILOFF-SMITH, A.D.; KUCIAN, K.; RUBINSTEN, O.; SZUCS, D.; SHALEV, R.; NUERK, H.C. Dyscalculia from a developmental and differential perspective. Front. Psychol. 4:516, ago 2013.

KAHN, H. J.; WHITAKER, H. A. Acalculia: An Historical Review of Localization. In: Brain and Cognition, V. 17, p. 102-115, 1991.

LARA, I. C. M.; FRARE, J. P. N.; AVILA, L. A. B.; PIMENTEL, L. S. A resolução de algoritmos de adição e subtração apresentada por crianças com indícios de discalculia. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul, 2017.

MAJDALANI, L. A. Uma análise da compreensão do conceito de número para um discalcúlico. 2018, 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2018.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

PIMENTEL, L. S. Possíveis indícios de discalculia em Anos Iniciais: uma análise por meio de um Teste piloto de Matemática. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). 2015, 162 f. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS. Rio Grande do Sul, 2015.

PIMENTEL, L. S.; LARA, I. C. M. Discalculia: mapeamento das produções brasileiras. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul, 2013.

SANTOS, F. H. Discalculia do desenvolvimento. 1ed. São Paulo, SP: Pearson Clinical Brasil, 2017.

SILVA, P. A. S.; SANTOS, F. H. Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R. Psicologia: Teoria e Pesquisa. vol.27 n.2 Brasília abr./jun. 2011.

SILVA, M. A. Discalculia e aprendizagem de matemática: um estudo de caso para análise de possíveis intervenções pedagógicas. 2016, 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

SZÜCS, D.; GOSWAMI, U. Developmental dyscalculia: Fresh perspectives. Trends in Neuroscience and Education, v. 2, I. 2, p. 33-37, jun., 2013.

THIELE, A. L. P. Discalculia e formação continuada de professores suas implicações no ensino e aprendizagem de matemática. 2017, 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. PUC-RS, 2017.

VILLAR, J. G. Discalculia na sala de aula de matemática: um estudo de caso com dois estudantes. 2017, 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática).

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Maria Antunes de Campos, A. ., & Lúcia Manrique, A. . (2021). Investigando a Discalculia no Contexto da Educação Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(3), 46–64. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p46-64

Edição

Seção

Artigos