Uma Análise de Vídeos do Canal MathGurl
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i257758Palabras clave:
Imagem da Matemática, Vídeos Digitais, YoutubersResumen
Neste artigo nós apresentamos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar aspectos da imagem pública da matemática em vídeos do Canal MathGurl do YouTube. Nós analisamos 127 vídeos publicados nesse Canal até janeiro de 2020. Com base nessa análise, considerando as noções de amostragem representativa e estudo caso na pesquisa qualitativa, nós apresentamos uma discussão acerca de três vídeos. Utilizamos também de maneira adaptada lentes teóricas do cinema para realizar nossa análise. Embora os vídeos reproduzam alguns estereótipos acerca do fazer matemático, diversas imagens alternativas são construídas como o protagonismo da mulher na atividade matemática, o uso de linguagem “youtuber”, elementos humorísticos de narrativa, dentre outros.
Métricas
Citas
BARROSA, L. A. L. “Os homens são naturalmente melhores em matemática que as mulheres”: um discurso que persiste. Revista Diversidade e Educação, v. 4, n. 2, 2016, p. 33 – 41.
BICUDO, M. A. V. A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, São Paulo, mai. - ago. 2012.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-posições, v. 4, n. 1, São Paulo, mar. 1993.
BOORSTIN, J. The Hollywood Eye. What makes movies work. New York: Cornelia & Michael Bessie Books, 1990.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da teoria a prática. Campinas: Papirus, 1996.
LIM, C. S.; ERNEST, P. Public Images of Mathematics. Philosophy of Mathematics Education Journal, n.11, p.44–56, 1999.
MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação e Educação, v. 2, p. 27–35, 1995.
PICKER, S. H.; BERRY, J. S. Investigating pupils’ images of mathematicians. Educational Studies In Mathematics, v. 43, n. 1, p. 65–94, 2001.
POWELL, A. B.; FRANCISCO, J.; MAHER, C. Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento das ideias matemáticas e do raciocínio de estudantes. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 21, n. 1, p.81-140, jan./jun. 2004.
RENSAA, R. J. The Image of a Mathematician. Philosophy of Mathematics Education, Exeter, v.19, n 1, dez. 2006.
ROCK, D.; SHAW, J. M. Exploring Children's Thinking about Mathematicians and Their Work. Teaching Children Mathematics, v. 6, n. 9, 2000.
SCUCUGLIA, R. R. S. Narrativas Multimodais: a imagem dos matemáticos em performances matemáticas digitais, Bolema, v. 28, p. 950-973, Rio Claro, ago. 2014.
SCUCUGLIA, R. R. S. Performance Matemática Digital: Arts-based Research, Sipeq – V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, Foz do Iguaçu, jun. 2018.
SCUCUGLIA, R. R. S.; SOARES, L. F. Imagens sobre a matemática construídas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Ensino da Matemática em Debate, v. 6, n. 3, p. 1-28. São Paulo, 2019.
WATSON, A.; MASON, J. Surprise and Inspiration. Mathematics teaching incorporating micromath. Derby, v. 200, n. 1.p. 4-7, jan. 2007.
WALSH, M. Multimodal Literacy: Researching Classroom Practice. Sydney: e:lit, Primary Teachers Association of Australia, 2011.
ZAMONEL, et. al. Aspectos Estéticos Envolvendo a Imagem Pública da Matemática. SILVA, Ricardo Scucuglia da; IDEM, Rita de Cássia (Orgs.). Experiências Estéticas em Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Fi, 2021, p. 272-295.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino da Matemática em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.