A Cultura Maker no contexto da Modelagem Matemática: uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

  • Josiane dos Reis Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-0376-2313
  • Jorge Carvalho Brandão Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
  • Maria José Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i62286

Palabras clave:

Modelagem matemática, Cultura Maker, Matemática

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de estudos que abordam a utilização da cultura maker para o ensino de matemática em atividades de modelagem matemática. Para tal, utilizamos estudos e pesquisa extraídas da base de dados da Capes, Google Scholar, Scielo, ACM Digital, ERIC e Science Direct nos últimos cinco anos, afim de quantificar e analisar os trabalhos que abordavam o uso da modelagem como metodologia orientadora da prática maker. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que, apesar de a modelagem matemática ainda não ser utilizada de forma efetiva como metodologia orientadora da prática maker, seus pressupostos foram identificados em 80% dos estudos imbricados nesta RSL, nos permitindo inferir que  há uma convergência metodológica entre ambas potencialmente relevante para o processo de ensino de matemática. Nesta RSL, também, foi feito um mapeamento das metodologias utilizadas em atividades maker no qual constatou-se que a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é a metodologia que mais integra projetos relacionados à cultura  maker.

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Biografía del autor/a

Josiane dos Reis, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Ceará pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN)

Jorge Carvalho Brandão, Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Matemática do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - Email: profbrandao@ufc.br

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Federal do Ceará - Email: mazeautomatic@gmail.com

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Publicado

2024-05-08

Cómo citar

Reis, J. dos, Brandão, J. C. ., & Santos, M. J. C. dos . (2024). A Cultura Maker no contexto da Modelagem Matemática: uma revisão sistemática da literatura. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(1), 65–88. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i62286

Número

Sección

Artigos