A Cultura Maker no contexto da Modelagem Matemática: uma revisão sistemática da literatura
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i62286Mots-clés :
Modelagem matemática, Cultura Maker, MatemáticaRésumé
O objetivo deste trabalho é apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de estudos que abordam a utilização da cultura maker para o ensino de matemática em atividades de modelagem matemática. Para tal, utilizamos estudos e pesquisa extraídas da base de dados da Capes, Google Scholar, Scielo, ACM Digital, ERIC e Science Direct nos últimos cinco anos, afim de quantificar e analisar os trabalhos que abordavam o uso da modelagem como metodologia orientadora da prática maker. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que, apesar de a modelagem matemática ainda não ser utilizada de forma efetiva como metodologia orientadora da prática maker, seus pressupostos foram identificados em 80% dos estudos imbricados nesta RSL, nos permitindo inferir que há uma convergência metodológica entre ambas potencialmente relevante para o processo de ensino de matemática. Nesta RSL, também, foi feito um mapeamento das metodologias utilizadas em atividades maker no qual constatou-se que a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é a metodologia que mais integra projetos relacionados à cultura maker.
Métriques
Références
ALVES Aleixo, A., SILVA, B., & Silva Ramos, M. A. Análisis del uso de la cultura maker en contextos educativos: Una revisión sistemática de la literatura. Education Siglo XXI, 39(2), 143–168. 2021. https://doi.org/10.6018/educatio.465991
ANDERSON, C. Makers: A Nova Revolução Industrial. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra, Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
BARBOSA, J , C.Teacher-student interations in mathematical modelling. In: HAINES, C.; GALBRAITH, P; BLUM, W; KHAN, S. (Org.). Mathematical Modelling: education, engineering and economics. 1 ed. Chichester: Horwood Publishing, v. único, p. 232-240, 2006.
BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2003.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na educação matemática e na ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and “making” in education: the democratization of invention. In: WALTER-HERRMANN, Julia; BÜCHING, Corinne (ed.). FabLabs: of machines, makers and inventors. Bielefeld: Transcript Publishers, p. 203-221, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2018.
BROCKVELD, M. V. V.; SILVA, M. R ; TEIXEIRA, C. S. A Cultura Maker em Prol da Inovação nos Sistemas Educacionais, p. 55 -66. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2018.
BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Tese de Doutorado, FE/UNICAMP. Campinas, 1992.
BURAK, D. A Modelagem Matemática e a sala de aula. In: IEPMEM – I Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2004.
BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 10-27, 2010.
BURAK,D.; ARAGÃO, R. M.de. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. Curitiba: Editora CRV, 2012.
D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. Campinas: Papirus, 2009.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews In. KLÜBER, T. E; BURAK, D. Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, v. 10, n. 1, 2008. software engineering. 2007.
MARTINEZ, S; STAGER, G. Invent to learn: making , tinkering and engineering in the classroom. Torrance: Constructing Modern Knowledge Press, 2013.
MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
NISS, M. Modelagem prescritiva: Desafios e oportunidades. Em GA Stillman, W. Blum, & MS. Biembegut (Eds.), Modelagem matemática em pesquisa e prática em educação: influências culturais,sociais e cognitivas (p.67-69). Heidelberg, Alemanha: Springer, 2015.
PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas . New York: Basic Books, 1980.
PAULA, B. B. de; MARTINS, C. B.; OLIVEIRA, T. de. Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação: Revisão Sistemática da Literatura no Brasil . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e134921, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1349. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1349
SANTOS, D. A. dos .; FONSECA, L. C. C. .; PINTO, M. S. S. .; RIBEIRO, F. A. A. Use of maker culture in the educational context: Systematic literature review . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e40611629159, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.29159. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29159. Acesso em: 5 oct. 2022.
SOSTER, T., ALMEIDA, F, & MOREIRA S., M. Educação Maker e Compromisso Ético na Sociedade Da Cultura Digital. Revista E-Curriculum, 18(2), 715–738, 2020. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p715-738.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.