A Cultura Maker no contexto da Modelagem Matemática: uma revisão sistemática da literatura

Auteurs

  • Josiane dos Reis Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-0376-2313
  • Jorge Carvalho Brandão Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
  • Maria José Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i62286

Mots-clés :

Modelagem matemática, Cultura Maker, Matemática

Résumé

O objetivo deste trabalho é apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de estudos que abordam a utilização da cultura maker para o ensino de matemática em atividades de modelagem matemática. Para tal, utilizamos estudos e pesquisa extraídas da base de dados da Capes, Google Scholar, Scielo, ACM Digital, ERIC e Science Direct nos últimos cinco anos, afim de quantificar e analisar os trabalhos que abordavam o uso da modelagem como metodologia orientadora da prática maker. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que, apesar de a modelagem matemática ainda não ser utilizada de forma efetiva como metodologia orientadora da prática maker, seus pressupostos foram identificados em 80% dos estudos imbricados nesta RSL, nos permitindo inferir que  há uma convergência metodológica entre ambas potencialmente relevante para o processo de ensino de matemática. Nesta RSL, também, foi feito um mapeamento das metodologias utilizadas em atividades maker no qual constatou-se que a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é a metodologia que mais integra projetos relacionados à cultura  maker.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Josiane dos Reis, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Ceará pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN)

Jorge Carvalho Brandão, Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Matemática do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - Email: profbrandao@ufc.br

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Federal do Ceará - Email: mazeautomatic@gmail.com

Références

ALVES Aleixo, A., SILVA, B., & Silva Ramos, M. A. Análisis del uso de la cultura maker en contextos educativos: Una revisión sistemática de la literatura. Education Siglo XXI, 39(2), 143–168. 2021. https://doi.org/10.6018/educatio.465991

ANDERSON, C. Makers: A Nova Revolução Industrial. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra, Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

BARBOSA, J , C.Teacher-student interations in mathematical modelling. In: HAINES, C.; GALBRAITH, P; BLUM, W; KHAN, S. (Org.). Mathematical Modelling: education, engineering and economics. 1 ed. Chichester: Horwood Publishing, v. único, p. 232-240, 2006.

BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2003.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na educação matemática e na ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and “making” in education: the democratization of invention. In: WALTER-HERRMANN, Julia; BÜCHING, Corinne (ed.). FabLabs: of machines, makers and inventors. Bielefeld: Transcript Publishers, p. 203-221, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2018.

BROCKVELD, M. V. V.; SILVA, M. R ; TEIXEIRA, C. S. A Cultura Maker em Prol da Inovação nos Sistemas Educacionais, p. 55 -66. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2018.

BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Tese de Doutorado, FE/UNICAMP. Campinas, 1992.

BURAK, D. A Modelagem Matemática e a sala de aula. In: IEPMEM – I Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2004.

BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 10-27, 2010.

BURAK,D.; ARAGÃO, R. M.de. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. Curitiba: Editora CRV, 2012.

D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. Campinas: Papirus, 2009.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews In. KLÜBER, T. E; BURAK, D. Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, v. 10, n. 1, 2008. software engineering. 2007.

MARTINEZ, S; STAGER, G. Invent to learn: making , tinkering and engineering in the classroom. Torrance: Constructing Modern Knowledge Press, 2013.

MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

NISS, M. Modelagem prescritiva: Desafios e oportunidades. Em GA Stillman, W. Blum, & MS. Biembegut (Eds.), Modelagem matemática em pesquisa e prática em educação: influências culturais,sociais e cognitivas (p.67-69). Heidelberg, Alemanha: Springer, 2015.

PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas . New York: Basic Books, 1980.

PAULA, B. B. de; MARTINS, C. B.; OLIVEIRA, T. de. Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação: Revisão Sistemática da Literatura no Brasil . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e134921, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1349. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1349

SANTOS, D. A. dos .; FONSECA, L. C. C. .; PINTO, M. S. S. .; RIBEIRO, F. A. A. Use of maker culture in the educational context: Systematic literature review . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e40611629159, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.29159. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29159. Acesso em: 5 oct. 2022.

SOSTER, T., ALMEIDA, F, & MOREIRA S., M. Educação Maker e Compromisso Ético na Sociedade Da Cultura Digital. Revista E-Curriculum, 18(2), 715–738, 2020. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p715-738.

Téléchargements

Publiée

2024-05-08

Comment citer

Reis, J. dos, Brandão, J. C. ., & Santos, M. J. C. dos . (2024). A Cultura Maker no contexto da Modelagem Matemática: uma revisão sistemática da literatura. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(1), 65–88. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i62286

Numéro

Rubrique

Artigos