Abordagem metodológica STEAM

uma revisão sistemática de literatura.

Autores/as

  • Johnattan Bordinhão Prates Universidade Franciscana, Santa Maria
  • Eleni Bisognin Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-3266-6336

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.63717

Palabras clave:

Revisão Sistemática de Literatura, Abordagem Metodológica STEAM, Ensino de Matemática

Resumen

Esse artigo consiste numa revisão sistemática de literatura na área de ensino de Matemática referente aos trabalhos que utilizam a abordagem metodológica STEAM. Tem como objetivo identificar como as contribuições teóricas das produções encontradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal de Periódicos CAPES, Dialnet e Scielo, a respeito da utilização da abordagem STEAM, podem contribuir para o aprofundamento do tema. Foram encontradas seis dissertações e vinte e um artigos, no período de 2016 até maio de 2021, dos quais foi realizada uma síntese e análise da incidência do uso da temática abordada. Concluiu-se que os artigos e dissertações estudados, apontam para a eficácia da abordagem STEAM na promoção da aprendizagem interdisciplinar e significativa, seja na Matemática, Tecnologia ou Ciências, demonstrando um compromisso com uma abordagem de educação que é interdisciplinar, prática, baseada em teorias sólidas e centrada no aluno. A falta de produções brasileiras com essa temática é um ponto de destaque, bem como a ausência de um número expressivo de pesquisas com a abordagem STEAM tendo a Matemática como eixo principal.

Citas

ALBARRÁN, Luis Miguel Iglesias. Demostraciones del Teorema de Pitágoras con goma EVA. STEAM en el aula de Matemáticas. Épsilon - Revista de Educación Matemática, [s. l], v. 97, p. 57-64, 2017. Disponível em: https://thales.cica.es/epsilon/sites/thales.cica.es.epsilon/files/epsilon97_4.pdf. Acesso em: 22 mai. 2021.

ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Summus, 2016.

BENNETT, Audrey Grace. Ethnocomputational creativity in STEAM education: a cultural framework for generative justice. Teknokultura. Revista de Cultura Digital y Movimientos Sociales, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 587-612, 18 nov. 2016. Universidad Complutense de Madrid (UCM). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5209/rev_tekn.2016.v13.n2.52843. Acesso em: 22 mai. 2021.

CABRERA-MEDINA, Jaime M.; SÁNCHEZ-MEDINA, Irlesa I.; MEDINA-ROJAS, Ferley. El ingeniero de inclusión y el lenguaje Scratch en el aprendizaje de la matemática. Información Tecnológica, [S.L.], v. 31, n. 6, p. 117-124, dez. 2020. SciELO Agencia Nacional de Investigacion y Desarrollo (ANID). Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/s0718-07642020000600117. Acesso em: 22 mai. 2021.

CARVALHO, Rodrigo Da Silva. Uma proposta STEAM no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí, [S. l.], 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9195361. Acesso em: 21 mai. 2021.

COELHO, José Ricardo Dolenga; GÓES, Anderson Roges Teixeira. Proximidades e convergências entre a Modelagem Matemática e o STEAM. Educação Matemática Debate, [S.L.], v. 4, n. 10, p. 1-23, 28 set. 2020. Universidade Estadual de Montes Claros (UNIIMONTES). Disponível em: http://dx.doi.org/10.46551/emd.e202045. Acesso em: 22 mai. 2021.

CUNHA, Marcel. Proposta de um roteiro de aprendizagem para o ensino da matemática: montagem e utilização de uma estação de monitoramento ambiental por meio da plataforma arduino. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá, [S. l.], 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10343336. Acesso em: 21 mai. 2021.

DÍAZA, María Aravena; RODRÍGUEZ, Marcelo; BARRÍA, Leyla. Caracterización de las habilidades STEM en procesos de etnomodelado con alumnos/as trabajadores/as migrantes haitianos/as de la ciudad de Talca. Estudios Pedagógicos (Valdivia), [S.L.], v. 46, n. 2, p. 397-419, 2020. SciELO Agencia Nacional de Investigacion y Desarrollo (ANID). Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052020000200397. Acesso em: 22 mai. 2021.

DIEGO-MANTECÓN, José-Manuel; BLANCO, Teresa-F.; ORTIZ-LASO, Zaira; LAVICZA, Zsolt. STEAM projects with KIKS format for developing key competences. Comunicar, [S.L.], v. 29, n. 66, p. 33-43, 1 jan. 2021. Grupo Comunicar. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3916/c66-2021-03. Acesso em: 22 mai. 2021.

DOURADO, Jordana Alves. Uma proposta STEAM: tomografia computadorizada. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí, [S. l.], 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7677536. Acesso em: 21 mai. 2021.

GARCÍA-MEJÍA, Rosmary Olga; GARCÍA-VERA, Carlos Enrique. Metodología STEAM y su uso en Matemáticas para estudiantes de bachillerato en tiempos de pandemia Covid-19. Dominio de Las Ciencias, [s. l], v. 6, n. 3, p. 163-180, jun. 2020.

JÁTIVA, Juan José; MORALES, Jefferson Beltrán. Uso de la metodología STEAM para motivar a niños el uso de Inteligencia Artificial. Iberian Journal Of Information Systems And Technologies, Lousada, p. 31-45, 22 mai. 2021.

LÓPEZ, Sandra Romero; SORRIBAS, Concepción Gimeno. Transformación metodológica de la Escola Montessori de Rubí desde una perspectiva STEAM y de género. Participación Educativa, [s. l], p. 123-134, 2020. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:7ae28cb7-bafb-40ff-9d3b-d79d650c5743/pe-n10-art08-escola-montessori.pdf. Acesso em: 22 mai. 2021.

LOPES, Thiago Beirigo et al. ATIVIDADES DE CAMPO E STEAM: possíveis interações na construção de conhecimento em visita ao parque mãe bonifácia em cuiabá-mt. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 304-323, 1 dez. 2017. Revista REAMEC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p304-323.i5739. Acesso em: 22 mai. 2021.

LUDEÑA, Enrique Sánchez. La educación STEAM y la cultura «maker». Padres y Maestros / Journal Of Parents And Teachers, [S.L.], n. 379, p. 45-51, 17 set. 2019. Universidad Pontificia Comillas. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14422/pym.i379.y2019.008. Acesso em: 22 mai. 2021.

MARTÍNEZ, Ana Albalat. Design Thinking en STEAM. Ciències: revista del professorat de ciències de Primària i Secundària, [S.L.], n. 34, p. 29, 1 dez. 2017. Universitat Autonoma de Barcelona. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5565/rev/ciencies.6. Acesso em: 22 mai. 2021.

MORAES, Paula Ariane da Silva. Arte e Design no Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, [S. l.], 2017.

PARK, Namje; KO, Yeonghae. Computer Education’s Teaching-Learning Methods Using Educational Programming Language Based on STEAM Education. In: IFIP INTERNATIONAL CONFERENCE ON NETWORK AND PARALLEL COMPUTING, 9, Gwangju/Korea, 2012. Anais... Gwangju/Korea: NPC 2012, 2012. p. 320-327. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-35606-3_38 . Acesso em: 18 abr. 2021.

PEREIRA, Elenise da Silva. O software scratch como fomento para práticas STEAM a partir da aprendizagem criativa com alunos de uma escola pública de Alvorada, RS. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, [S. l.], 2020.

PÉREZ, Marisol Lopera; ZAPATA, Monica Eliana Cardona. Proyecto e-lab: medio ambiente, justicia social y sustentabilidad en la educación. Bio-Grafía: Escritos Sobre La Biología y Su Enseñanza, [s. l], p. 1285-1297, 2019. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/11091/7885. Acesso em: 22 mai. 2021.

RINCÓN, Albenis Cortés; MONRROY, Victor Nicolás Álvarez. Formación interdisciplinar STEAM + A: vocaciones por género y resultados de la experiencia. Innova Research Journal, [S.L.], v. 5, n. 31, p. 1-14, 27 nov. 2020. Universidad Internacional del Ecuador. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33890/innova.v5.n3.1.2020.1485. Acesso em: 22 mai. 2021.

ROBERTO, Gisele Rodrigues Durigan. A metodologia STEAM como proposta didática na perspectiva da Teoria de Aprendizagem Significativa. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí, [S. l.], 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9976821. Acesso em: 21 mai. 2021.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

RUIZ, Maria Amparo Oliveros. STEAM as a tool to encourage engineering studies. Revista Científica, [S.L.], v. 2, n. 35, p. 158-166, 6 maio 2019. Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14483/23448350.14526. Acesso em: 22 mai. 2021.

SILVA, Fábio Gomes da; SANTOS, Ademar Vieira dos; BEZERRA, Ericê Correia. Proposta de inclusão e contribuição para o ensino e aprendizado utilizando projetos com metodologia STEAM no município de Beruri-AM. Rilco: Revista de Investigación Latinoamericana en Competitividad Organizacional, [s. l], v. 6, maio 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7810196. Acesso em: 22 mai. 2021.

SIMARRO, Cristina; LÓPEZ, Víctor; CORNELLÀ, Pere; PERACAULA, Marta; NIELL, Mariona; ESTEBANELL, Meritxell. Més enllà de la programació i la robòtica educativa: el pensament computacional en l⠹ensenyament steam a infantil i primària. Ciències: revista del professorat de ciències de Primària i Secundària, [S.L.], n. 32, p. 38, 10 dez. 2016. Universitat Autonoma de Barcelona. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5565/rev/ciencies.27. Acesso em: 22 mai. 2021.

SINGH, Mohinder. Acquisition of 21st Century Skills Through STEAM Education. Academia Letters, [S.L.], p. 1-7, 20 mar. 2021. Academia.edu. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20935/al712. Acesso em: 28 mai. de 2021.

ZðÑIGA-TINIZARAY, Fanny; JUCA-AULESTIA, Marcelo. Las estrategias didácticas y características en la educación STEM – STEAM. Tecnologías Educativas y Estrategias Didácticas, [s. l], p. 1868-1882, 2020. Disponível em: https://riuma.uma.es/xmlui/handle/10630/20345. Acesso em: 22 mai. 2021.

VAZ, Cristina Lúcia Dias; NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos. O lugar da aprendizagem criativa: uma experiência com a matemática mão na massa. Rematec, [S.L.], v. 15, p. 137-155, 30 maio 2020. REMATEC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2020.n0.p137-155.id243. Acesso em: 22 mai. 2021.

YAKMAN, Georgette; LEE, Hyonyong. Exploring the Exemplary STEAM Education in the U.S. as a Practical Educational Framework for Korea. Journal Of The Korean Association For Science Education, [S.L.], v. 32, n. 6, p. 1072-1086, 31 ago. 2012. Disponível em: Http://dx.doi.org/10.14697/JKASE.2012.32.6.1072. Acesso em: 09 abr. de 2021.

YAKMAN, Georgette. STEAM education. In: RESEARCH ON TECHNOLOGY, INNOVATION, DESIGN & ENGINEERING TEACHING, 19, Salt Lake City/Utah/USA, 2008. Anais... Salt Lake City/Utah/USA: Pupils' Attitudes Towards Technology - PATT, 2008. p. 1-28. Disponível em: https://www.academia.edu/8113795/STEAM_Education_an_overview_of_creating_a_model_of_integrative_education. Acesso em: 30 abr. de 2021.

WATSON, Andrew D; WATSON, Gregory H. Bonus Article: Transitioning STEM To STEAM: Reformation Of Engineering Education. Journal For Quality And Participation, [s. l], p. 1-4, out. 2013.

ZANON, Bruna Eloisa. O conceito de energia elétrica - uma UEPS desenvolvida no contexto das metodologias STEAM. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, [S. l.], 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10342045. Acesso em: 21 mai. 2021.

Publicado

2025-12-27

Cómo citar

Prates, J. B., & Bisognin, E. (2025). Abordagem metodológica STEAM: uma revisão sistemática de literatura. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 110–134. https://doi.org/10.23925/2358-4122.63717