Explorando a Teoria dos Grafos no Ensino de Matemática: Uma Revisão Sistemática de Dissertações e Teses Brasileiras

Autores/as

  • David Ramalho Nóbrega
  • Erica Boizan Batista Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i65473

Palabras clave:

Grafo, Ensino, Matemática

Resumen

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura de teses e dissertações em língua portuguesa que tratam do emprego da teoria de grafos e matemática em sala de aula no ensino básico. A pesquisa foi realizada nas bases de dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e no acervo do PROFMAT (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), no período de 2013 a 2023, em língua portuguesa, buscando compreender como a teoria de grafos vem sendo utilizada nas escolas e quais as finalidades do emprego dessa teoria. Os estudos selecionados mostram que há inúmeras aplicações e problemas do cotidiano possíveis de serem abordados em sala de aula relacionando a matemática com grafos, contribuindo assim para a aprendizagem dos alunos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

David Ramalho Nóbrega

Aluno do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT/UFCA. E-mail: david.nobriga@aluno.ufca.edu.br

Erica Boizan Batista, Universidade Federal do Cariri

Professora do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Cariri – CCT/UFCA. E-mail: erica.batista@ufca.edu.br.

Citas

ALVES, V. L. Caminhos em Grafos: uma experiência no Ensino Médio. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.

AQUINO, A. A. F. Atividades de modelagem matemática envolvendo a teoria dos grafos no ensino médio. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringuá, Maringuá, 2014.

AQUINO, R. C. Grafos: uma experiência em turmas militares dos ensinos médio e fundamental. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado profissional em matemática em rede nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.

ASSIS, D. F. C. Resolução de problemas via teoria de grafos: uma possibilidade de tornar a matemática mais atraente na educação básica. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2017.

AZEVEDO, R. P. Mentalidades matemáticas: uma proposta de atividade envolvendo grafos. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2022.

CARDOSO, B. N. Grafos Eulerianos na Educação Básica. Rio de Janeiro, 2017. 64 f. Dissertação de Mestrado - Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

COSTA, F. R. Coloração em grafos: uma experiência no ensino fundamental. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.

COSTA, I. C. S. Uma abordagem da teoria dos grafos nos anos finais do ensino fundamental por meio de problemas olímpicos de matemática. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.

DELLA TORRE, J. P. G. Teoria dos Grafos no ensino médio: aplicações em problemas de trânsito. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

DOMENEGUETI, A. K. O. Introdução à Teoria dos Grafos e o problema da coloração. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado profissional em matemática em rede nacional - PROFMAT), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.

DULTRA JÚNIOR, J. I. O menor limite inferior de vértices de grau 2 para um grafo minimal 2-aresta-conexo. 2019. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.

FAVARO, F. F. A teoria dos grafos e sua abordagem na sala de aula com recursos educacionais digitais. 2017. 58 f. - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.

FERREIRA, A. L. B. Redes sociais: um estudo introdutório. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

FONSECA, T. S. Grafos e emparelhamentos em grafos. 2018. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal, 2018.

GOMES, A. A. Grafos: Uma Experiência no Ensino Médio. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.

LEAL, V. T. P. Coloração de grafos no ensino fundamental. 2018. 103 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2018.

MESQUITA, C. P. V. Grafos e suas aplicações no ensino da matemática. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2021.

MESQUITA, D. R. Resolução de problemas relacionados à teoria de grafos no ensino fundamental. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

NOGUEIRA, D. K. Introdução à teoria dos grafos: proposta para o ensino médio. 2015. [114] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

NOGUEIRA JÚNIOR, D. C. Grafos e problemas de caminhos. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.

OLIVEIRA, G. S. Atividades de modelagem matemática: o uso da teoria dos grafos no ensino fundamental. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.

PEREIRA, C. R. Grafos: uma proposta aplicada ao cotidiano de alunos do ensino fundamental. 2019. 52 f. Dissertação (Mestrado profissional em matemática em rede nacional - PROFMAT) - Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

PEREIRA JÚNIOR, A. V. Uma abordagem sobre a teoria dos grafos no ensino médio. 2018. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

PEZETA, J. R. Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

SENA, M. E. S. Uma Metodologia para o Ensino da Teoria dos Grafos utilizando Objetos Virtuais de Aprendizagem. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade Federal do Rio Grande, 2016.

SILVA, A. M. O. S. Grafos: Uma Experiência no Ensino Fundamental. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.

SILVA, L. A. S. Grafos: uma abordagem através de questões da OBMEP e do Canguru de Matemática. 2020. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.

SILVA JÚNIOR, O. N. Caminhos em grafos: uma experiência no ensino fundamental. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.

SILVA JÚNIOR, O. M. Coloração em Grafos: Uma Experiência no Ensino Médio. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul. - dez. 2020. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559.

SOUZA, M. A. Grafos no Ensino Básico. 2015. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015.

SOUZA, M. G. Possibilidades em grafos hamiltonianos. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

SOUZA, R. F. Resolução de problemas via teoria de grafos. 2014. 48 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014.

SOUZA, S. L. A. O ensino de matrizes utilizando teoria dos grafos. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2017.

TOJEIRO, P. F. S. Noções de topologia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma possibilidade investigativa por meio do software Scratch. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.

Publicado

2024-05-08

Cómo citar

Nóbrega, D. R. ., & Batista, E. B. (2024). Explorando a Teoria dos Grafos no Ensino de Matemática: Uma Revisão Sistemática de Dissertações e Teses Brasileiras. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(1), 128–154. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i65473

Número

Sección

Artigos