Modelagem na Educação Matemática e a formação de um sujeito complexo:

reflexões sobre as práticas.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.72201

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Sujeito Complexo, Educação Básica

Resumen

Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa fenomenológica orientada pela pergunta: O que se mostra dos elementos da complexidade nas práticas com Modelagem Matemática? Essa pergunta nos levou a pesquisar sobre Modelagem na Educação Matemática (MEM), em especial na Educação Básica, e por isso trazemos elementos da perspectiva de Burak (2004). Ela também questiona sobre a teoria da complexidade, que fundamenta o tipo de sujeito que queremos formar. Além disso, a pergunta chama pelas vivências com a MEM. A prática aqui relatada teve como tema a Copa do Mundo e foi desenvolvida por estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamental, de um colégio cívico militar do estado do Paraná. A produção de dados se deu por meio de caderno de campo, áudios gravados durante as atividades e entrevista com os estudantes. Os dados foram analisados qualitativamente permitindo concluir que ao assumir a MEM como metodologia de ensino, conseguimos (re)construir pensamentos que permeiam o ensino de Matemática e os modos de ensinar Matemática. A vivência mostrou vários elementos de formação de um sujeito complexo, como: conhecimento matemático, habilidades de comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas, criatividade e pensamento original e colaboração e trabalho em equipe.

Citas

BICUDO, M. A. V. ESPOSITO, V.H.C. Pesquisa qualitativa em Educação: um enfoque fenomenológico. São Paulo: Unimep, 1994.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. HIRATSUKA, Paulo Isamo. Pesquisa em Educação Matemática em uma perspectiva fenomenológica: mudança na prática de ensino do professor de matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006, Águas de Lindóia. Anais do III SIPEM. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2006.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.) Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino e aprendizagem. Tese (doutorado educacional). Faculdade de Educação. Universidade de Campinas – Unicamp. Campinas, 1992.

BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: I EPMEM -Encontro Paranaense da Modelagem na Educação Matemática, 2004, Londrina. Anais do I EPMEM, 2004.

BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática. Vol. 1, No. 1, 10-27, 2010.

BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Educação matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 2, pp.93-106, jul./dez. 2008

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo: Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.

MORIN, E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 3a. ed. - São Paulo - Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001 http://web.archive.org/web/20110501044143/http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/89/27/

MORIN, E. Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2006.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a forma, reformar o pensamento. 22ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015a.

MORIN, E. Ensinar a Viver- Manifesto para Mudar a Educação. 1ª Ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015b.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5ª Ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015c.n

ZONTINI, L. R.S. O Pró-Letramento em Matemática: compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais. Curitiba, 2014.

ZONTINI, L. R. S. Modelagem Matemática na Sala de Apoio à Aprendizagem: o olhar dos professores em formação. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR: 2019.

ZONTINI, L. R.S. BURAK, D. Modelagem em uma concepção de Educação Matemática: elementos à construção de uma nova racionalidade. Revista Thema v.21 n.3, 2022.

Publicado

2025-12-31

Cómo citar

dos Reis Santos Zontini, L., & Halila Marcondes, . I. de F. . (2025). Modelagem na Educação Matemática e a formação de um sujeito complexo:: reflexões sobre as práticas. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(4), 58–78. https://doi.org/10.23925/2358-4122.72201

Número

Sección

Artigos