Modelagem na Educação Matemática e a formação de um sujeito complexo:
reflexões sobre as práticas.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.72201Palabras clave:
Modelagem Matemática, Sujeito Complexo, Educação BásicaResumen
Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa fenomenológica orientada pela pergunta: O que se mostra dos elementos da complexidade nas práticas com Modelagem Matemática? Essa pergunta nos levou a pesquisar sobre Modelagem na Educação Matemática (MEM), em especial na Educação Básica, e por isso trazemos elementos da perspectiva de Burak (2004). Ela também questiona sobre a teoria da complexidade, que fundamenta o tipo de sujeito que queremos formar. Além disso, a pergunta chama pelas vivências com a MEM. A prática aqui relatada teve como tema a Copa do Mundo e foi desenvolvida por estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamental, de um colégio cívico militar do estado do Paraná. A produção de dados se deu por meio de caderno de campo, áudios gravados durante as atividades e entrevista com os estudantes. Os dados foram analisados qualitativamente permitindo concluir que ao assumir a MEM como metodologia de ensino, conseguimos (re)construir pensamentos que permeiam o ensino de Matemática e os modos de ensinar Matemática. A vivência mostrou vários elementos de formação de um sujeito complexo, como: conhecimento matemático, habilidades de comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas, criatividade e pensamento original e colaboração e trabalho em equipe.
Citas
BICUDO, M. A. V. ESPOSITO, V.H.C. Pesquisa qualitativa em Educação: um enfoque fenomenológico. São Paulo: Unimep, 1994.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. HIRATSUKA, Paulo Isamo. Pesquisa em Educação Matemática em uma perspectiva fenomenológica: mudança na prática de ensino do professor de matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006, Águas de Lindóia. Anais do III SIPEM. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2006.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.) Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino e aprendizagem. Tese (doutorado educacional). Faculdade de Educação. Universidade de Campinas – Unicamp. Campinas, 1992.
BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: I EPMEM -Encontro Paranaense da Modelagem na Educação Matemática, 2004, Londrina. Anais do I EPMEM, 2004.
BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática. Vol. 1, No. 1, 10-27, 2010.
BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Educação matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 2, pp.93-106, jul./dez. 2008
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo: Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
MORIN, E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 3a. ed. - São Paulo - Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001 http://web.archive.org/web/20110501044143/http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/89/27/
MORIN, E. Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2006.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a forma, reformar o pensamento. 22ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015a.
MORIN, E. Ensinar a Viver- Manifesto para Mudar a Educação. 1ª Ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015b.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5ª Ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015c.n
ZONTINI, L. R.S. O Pró-Letramento em Matemática: compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais. Curitiba, 2014.
ZONTINI, L. R. S. Modelagem Matemática na Sala de Apoio à Aprendizagem: o olhar dos professores em formação. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR: 2019.
ZONTINI, L. R.S. BURAK, D. Modelagem em uma concepção de Educação Matemática: elementos à construção de uma nova racionalidade. Revista Thema v.21 n.3, 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ensino da Matemática em Debate

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


