Uma reflexão sobre a tradição da Matemática Escolar e o uso do GeoGebra no ensino de ternas pitagóricas na Educação Básica

Auteurs

  • Carolina Oliveira Santana
  • Marcos Grilo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p3-17

Mots-clés :

Paradigma do exercício, Geogebra, Ternas pitagóricas

Résumé

Neste relato propomos uma reflexão sobre os limites do método tradicional e os obstáculos do uso de software matemático no ensino de Matemática. Elaboramos um método de estudo de ternas pitagóricas, tópico da Teoria dos Números, que possui uma abordagem geométrica, através de triângulos retângulos, e uma abordagem computacional, por meio do software GeoGebra. Para avaliarmos nosso método, escolhemos uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Feira de Santana. Um grupo de controle foi definido para ser aplicado o método tradicional. Apesar de existirem estudos que apontam a importância da utilização de softwares para o ensino de matemática, verificamos que existem obstáculos, como a infraestrutura da escola e a falta de interesse dos alunos, que podem dificultar o uso de software educativos em sala de aula. Por outro lado, os resultados obtidos no grupo de controle revelaram aspectos funcionais do método tradicional e que suas limitações corroboram a necessidade do professor de Matemática utilizar outros métodos de ensino não tradicionais.

 

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Biographie de l'auteur

Marcos Grilo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Área de Matemática - Departamento de Ciências Exatas

Références

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Xxx (2017) – Referência ocultada para evitar identificação dos autores.

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Publiée

2019-04-27

Comment citer

Santana, C. O., & Grilo, M. (2019). Uma reflexão sobre a tradição da Matemática Escolar e o uso do GeoGebra no ensino de ternas pitagóricas na Educação Básica. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(1), 1–17. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p3-17

Numéro

Rubrique

Artigos