Estatística no livro didático de matemática destinado ao ensino médio: uma análise curricular e do guia do PNLD 2018
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p213-235Mots-clés :
livros didáticos, PNLD, estatística, análise curricular, ensino médioRésumé
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado da primeira autora, defendida em 2019, intitulada “Letramento estatístico nos livros didáticos do ensino médio”, que investigou quais elementos do letramento estatístico podem ser construídos quando alunos do 3.º ano do ensino médio utilizam livros didáticos e que buscou identificar as praxiologias existentes nessas obras. Analisaremos três livros didáticos escolhidos e o guia do PNLD 2018. Tanto os sumários dos livros quanto o do guia revelam que a estatística é pouco abordada, tendo foco principal em aspectos procedimentais, o que impede os estudantes de alcançar nível máximo de letramento estatístico.Métriques
Références
BRASIL, M. E. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.
BRASIL, M. E. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
BRASIL, M. E. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEF, 2000.
BRASIL, M. E. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, MEC/SEF, 2002.
BRASIL, S. E. B. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006, vol. 2, 135 p.
BRASIL. M. E. PNLD 2018: matemática – guia de livros didáticos – Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. 122 p. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2020.
BRASIL. M. E. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base: Ensino Médio. Brasília. MEC, 2018.
CHEVALLARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Reserches en Didactique des Mathématiques, Vol 19, nº 2, pp. 221-266, 1999.
DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações. 3 ed. São Paulo: Ática, v. 3, 2016.
GAL, I. Adults’ Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. V. 70, n. 1, pp. 1-25, Abril, 2002.
GAL, I. Towards 'probability literacy' for all citizens. In G. Jones (ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 43-71). Kluwer Academic Publishers, 2004.
LEONARDO, F. M. Conexões com a matemática. 3 ed. São Paulo: Moderna, v. 3, 2016.
MOORE, D. Teaching statistics as a respectable subject. In: Statistics for the twenty first century, The Mathematical Association of America, pp.14-25. Washington DC: F. and S. Gordon, 1992.
SANTOS, L. C. Letramento Estatístico nos livros didáticos do Ensino Médio. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2019.
SOUZA, J. R.; GARCIA, J. S. R. #Contato Matemática. 1 ed. São Paulo: FTD, v. 3, 2016.
SHAMOS, M. The myth of scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995.
SHARMA, S. Definitions and models of statistical literacy: a literature review. Open Review of Education Research, 2017.
SOUZA, A. C. A educação estatística na infância. 2007. 209 f. Dissertação - (Mestrado) Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.