Ações e indicativos da comunidade de Modelagem Matemática para a sua efetivação nas escolas: uma meta-análise

Auteurs

  • Ana Maria Foss SEED - PR
  • Tiago Emanuel Kluber Unioeste

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i264851

Mots-clés :

Modelagem Matemática, Escola, Educação Básica, Educação Matemática

Résumé

Há registros na literatura sobre a tímida presença da Modelagem Matemática nas escolas, o que nos levou a indagar os aspectos indicados nesta mesma literatura, no sentido se superar este quadro. Desse modo, voltamos nosso olhar para as ações e indicativos que emergem da comunidade de Modelagem Matemática na Educação Matemática para a sua efetivação nas escolas. A interrogação de pesquisa que perseguimos é: o que revelam as ações e indicativos da comunidade de Modelagem para a sua efetivação na Educação Básica? assumindo uma visão fenomenológica-hermenêutica de pesquisa. Orientados pela interrogação, direcionamos nosso olhar para os anais da X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). Foram analisados 100 textos, entre comunicações científicas e relatos de experiência. Da hermenêutica empreendida, revelou-se a existência de ações realizadas pela comunidade de Modelagem que se concentram, quase em sua totalidade, em formações que tomam a Modelagem como principal fundamento e princípio formativo. Além disso, muitas das ações e indicativos se mostraram inócuos, uma vez que estão centrados naquilo que negam: a transmissão de conteúdos, entrando em um jogo teórico, sem levar em consideração aspectos inerentes ao professor que adota a Modelagem e ao fenômeno: “Modelagem na Escola”.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... . Rio de Janeiro: ANPED, 2001c. p. 1 - 30. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_I/modelagem_barbosa.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2020.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2002. 389 p.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa fenomenológica: interrogação, descrição e modalidades de análise. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. 1ªed. São Paulo: Editora Cortez, 2011, p. 41-52.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. REVEMAT, Florianópolis, SC, v. 9, Ed. Temática, p.07-20, jun. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2014v9nespp7>. Acesso em: 26 set. 2019.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Sobre a fenomenologia. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação: Um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Unimep, 1994. p. 15-22.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; KLÜBER, Tiago Emanuel. A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação. Conjectura: filosofia e educação, Caxias do Sul, v. 18, n. 3, p. 24-40, set. 2013. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1949>. Acesso em: 26 set. 2019.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; KLÜBER, Tiago Emanuel. Pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil: A caminho de uma metacompreensão. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 41, n. 144, p.904-927, set/dez 2011. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/81>. Acesso em: 04 jul. 2019.

BLUM, Werner. Applications and Modelling in mathematics teaching and mathematics education – some important aspects of practice and of research. In: SLOYER, C. et al. (Ed.) Advances and perspectives in the teaching of Mathematical modelling and Applications. lYorklyn, DE: Water Street Mathematics, 1995. p. 1-20.

BLUM, Werner; NISS, Mogens. Applied mathematical problem solving, modelling, applications, and links to other subjects – state, trends and issues in mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 22, n. 1, p. 37-68, feb. 1991.

CARARO, Elhane de Fatima Fritsch; KLÜBER, Tiago Emanuel. Formação Continuada de Professores de Matemática em Modelagem Matemática na cidade de Francisco Beltrão - Paraná. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2016, Londrina, PR. Anais.... Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. p. 667-677. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B8BG_uHbVwUIUE1JZTF6YW5hekE/view>. Acesso em: 15 jan. 2021.

CARGNIN-STIELER, Marinez; BISOGNIN, Vanilde. Contribuições da metodologia da modelagem matemática para os cursos de formação de professores. Revista Iberoamericana de Educación. n.º 49/3 – 25 de abril de 2009.

DE SOUZA, Nagmar Ferreira. Modos de uma professora compreender Modelagem Matemática com apoio exclusivo na literatura. 2022. 126 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2022.

FIORENTINI, Dario. Estudo de algumas tentativas pioneiras de pesquisa sobre o uso da modelagem matemática no ensino. In: ICME, 8, 1996, Sevilha. Anais... Sevilha: ICME, 1996.

KLÜBER, Tiago Emanuel. Atlas/t.i como instrumento de análise em pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. ETD – Educ. tem. digit., Campinas, SP, v. 16, n. 1, p.5-23, jan./abr. 2014. ISSN 1676-2592. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/5727>. Acesso em: 03 jul. 2019.

KLÜBER, Tiago Emanuel; BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: pontos que justificam a sua utilização no ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador, BA. Anais... . Salvador, BA: SBEM, 2010. p. 1 - 15.

KLÜBER, Tiago Emanuel; BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: pontos que justificam sua utilização no ensino. In: IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: UNI-BH, 2007. p 1-19.

KLÜBER, Tiago Emanuel; TAMBARUSSI, Carla Melli. A formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma hermenêutica. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 3, p.412-426, jun. 2017.

MARTENS, Adan Santos. Formação Continuada em Modelagem Matemática em contexto de pesquisa: um estudo a partir dos professores participantes. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação, Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2018.

MATIOLI, Cristiane Elise Reich. Metapesquisa dos referenciais teóricos de textos sobre formação continuada de professores em Modelagem Matemática. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2019.

MOCROSKY, Luciane Ferreira; PAULO, Rosa Monteiro; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. A avaliação em Educação Matemática: um olhar fenomenológico sobre a produção acadêmica do III SIPEM. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 23-46, mai./ago. 2010.

MUTTI, Gabriele de Sousa Lins. Adoção da Modelagem Matemática para professores em um contexto de formação continuada. 2020. 193 folhas. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020.

MUTTI, Gabriele de Sousa Lins. Práticas pedagógicas de professores da Educação Básica num contexto de Formação Continuada em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2016. 236f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-Graduação em Ensino. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, 2016.

MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; KLÜBER, Tiago Emanuel. Práticas pedagógicas de professores da Educação Básica num contexto de Formação Continuada em Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais .... Foz do Iguaçu, PR: SBEM, 2018. p. 1-13. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/385/532>. Acesso em: 15 jan. 2021.

MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; MARTINS, Silvio Rogerio; KLÜBER, Tiago Emanuel. Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: grupo Foz do Iguaçu. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2017, Cascavel, PR. Anais .... Cascavel, PR: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. p. 1-12. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/paper/viewFile/53/67>. Acesso em: 15 jan. 2021.

MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; MATIOLI, Cristiane Elise Reich; MARTINS, Silvio Rogerio; KLÜBER, Tiago Emanuel. De professores formandos a formadores: discussões acerca da participação dos professores da Educação Básica nas Formações de Ações Descentralizadas. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2018, Cascavel, PR. Anais .... Cascavel, PR: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018. p. 1-13. Disponível em: <http://sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPMEM/VIII_EPMEM/paper/viewFile/792/34>. Acesso em: 15 jan. 2021.

NISS, Mogens. Issues and problems of research on the teaching and learning of applications and modelling. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE TEACHING OF MATHEMATICAL MODELLING AND APPLICATIONS, 9., 1999, Lisbon. Abstracts... Lisbon: University of Lisbon, 1999.

NÓVOA, António. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999.

PAULO, Rosa Monteiro; AMARAL, Carmen Lúcia Costa; SANTIAGO, Rosemary Aparecida. A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do se-professor de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, MG, v. 10, n. 3, p.71-86, 16 ago. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4088>. Acesso em: 26 set. 2019.

POSTAL, Rosane Fátima. Atividades de modelagem matemática visando a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas). Centro Universitário Univates, Lajeado-RS, 2009.

SANTOS, Lucimara Aparecida dos. Um olhar sobre a própria prática com Modelagem Matemática na Educação Matemática ao estar-com-um-grupo de formação continuada. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-Graduação em Ensino. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, 2019.

SILVA, Vantielen da Silva; KLÜBER, Tiago Emanuel. Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação imperativa. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n.2, p. 228-249, 2012.

SILVEIRA, Everaldo; CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem na Sala de Aula: resistências e obstáculos. Bolema, Rio Claro, SP, v. 26, n. 43, p.1021-1047, ago. 2012.

VENTURIN, Jamur Andre; SILVA, Anderson Afonso da. A Postura Fenomenológica nas Pesquisas em Educação Matemática. In: SIMPÓSIO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DEBATE - SIMPEMAD, 1., 2014, Joinville. Anais... . Joinville: UDESC, 2014. p. 239 - 251. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/matematica/article/view/4763/3447>. Acesso em: 04 jul. 2019.

VIECILI, Cláudia Regina Confortin. Modelagem matemática: uma proposta para o ensino da matemática. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2006.

Téléchargements

Publiée

2024-10-24

Comment citer

Foss, A. M., & Kluber, T. E. (2024). Ações e indicativos da comunidade de Modelagem Matemática para a sua efetivação nas escolas: uma meta-análise . Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 80–97. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i264851

Numéro

Rubrique

Artigos