Concepções de licenciandos em matemática sobre o LEM e LEMAT da UFT - Câmpus Arraias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.65359

Palabras clave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), Laboratório de Educação Matemática (LEMAT), Licenciatura em Matemática

Resumen

O presente artigo apresenta o relato de uma pesquisa que objetivou compreender as concepções dos licenciandos em Matemática sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) do curso de Licenciatura em Matemática ofertado pela UFT – Câmpus Arraias. Por meio de uma abordagem metodológica que combina revisão de literatura e utilização de questionários respondidos por 30 licenciandos, o estudo visa entender como esses futuros educadores veem a contribuição desses laboratórios para sua formação. Os resultados, analisados qualitativamente, revelam diversas visões dos estudantes, contribuindo para um melhor entendimento do papel dos LEM e LEMAT na educação matemática e na formação docente.

Biografía del autor/a

Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Arraias). Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA), com bolsa de estudo do CNPq (2011-2013), participou do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), estudando na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante um semestre (2011). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2010). Membro do GEPEMFOR - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores e do GPSEM - Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática. Desenvolve pesquisas em epistemologia da matemática, história da matemática e formação de professores.

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Citas

BARRETO, Cristiane Santos. Laboratório de ensino de matemática: conhecendo, avaliando e construindo. 2014. 112f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Vitória da Conquista, 2014. f. 105-108.

BODGAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. 336p.

CIVARDI, Jaqueline Araújo; A formação do Pesquisador em um Laboratório de Educação Matemática. In: VARIZO, Z. C. M. CIVARDI, J. A. Olhares e Reflexões acerca de Concepções e Práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PR: CRV, 2011. pp.79-98

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, julho-agosto de 1990.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetiké, Ano 3. n. 4, 1995.

GAVANSKI, D.; LIMA, R. V. Materiais concretos no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: reflexões e proposições. In: BURACK, D.; PACHECO, E.R.; KLÜBER, T.E.; Educação Matemática: reflexões e ações. 1.ed. Curitiba: Editora CRV,2010. pp.101-120.

GOMES, L. F.; ARAMAN, E. M. O. Algumas Percepções de Matemática e de Ensino de Matemática Apresentadas por Professores que Atuam na Educação Básica. Revista Do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ufms). Volume 9, número 19. 2016. pp.75-97.

GUIMARÃES, Henrique Manuel. Concepções, crenças e conhecimentos – as finalidades e distinções. 2010. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. pp. 81-101.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores - Campinas. SP: Autores Associados, 2012.

MONTEIRO, Roberta Borges; LARANJEIRA, Suyanne Rodrigues Alves.; RIBEIRO NETO, Jucicleia Gomes; ANDRADE, Leyde Dayane Martinho de. Contribuição da resolução de problemas como metodologia de ensino de matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 57–68, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9396

NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática - Ano 9, N 9--10 (2004-2005) pp.1-6.

OLIVEIRA, Fabio Caires de; BUCHARDT, Arlete Tavares. Formação continuada: uma proposta de prática investigativa e interdisciplinar para o ensino de geometria plana. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 75–90, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191

PEREIRA, Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e027, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076

POLYA, George. Dez mandamentos para professores. Revista do Professor de Matemática,

São Paulo, nº 10, p. 2-10, 1987.

PONTE, João Pedro. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. Educação matemática: Temas de investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.

PONTE, João Pedro. O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação. Revista Quadrante, n. 3, p. 79-114, 1994.

RÊGO, R.G.; RÊGO, R.M.; VIEIRA, K.M.; Uma Introdução. In: RÊGO, R.G.; RÊGO, R.M.; VIEIRA, K.M. Laboratório de ensino de geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

RÊGO, R. M; RÊGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO. Sergio (org.). Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, Sp: Autores Associados,2006. Coleção Formadores de Professores. pp.39-56.

RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M. Matemáticava. 4. ed. Campinas: SP: Autores Associados, 2013.

RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Laboratório da Educação Matemática na Formação de Professores. Curitiba, PR: Appris, 2015.

ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTOS, Neuma Teixeira dos. Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 143–163, 2017. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p143-163.i5349

SILVA, João Batista da. Gamificação na sala de aula: avaliação da motivação utilizando o questionário ARCS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 374–390, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632

SILVA, Wender Antônio da; KALHIL, Josefina Barrera. Um estudo sobre as habilidades necessárias para utilização das tecnologias digitais como recurso metodológico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 62–77, 2017. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p62-77.i5343

VARIZO, Zaíra Da Cunha Melo; CIVARDI, Jaqueline Araújo. Olhares e Reflexões acerca de Concepções e Práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PR: CRV, 2011.

VARIZO, Zaíra Da Cunha Melo; Concepção e Implementação de um Laboratório de Educação Matemática no Ensino Superior. In: VARIZO, Zaíra Da Cunha Melo; CIVARDI, Jaqueline Araújo. Olhares e Reflexões acerca de Concepções e Práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PR: CRV, 2011.

Publicado

2025-08-13

Cómo citar

Okumura, A. Y. da C., Moraes, M. S. F. de, Costa, D. E., & Lopes, T. B. (2025). Concepções de licenciandos em matemática sobre o LEM e LEMAT da UFT - Câmpus Arraias. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(1), 157–177. https://doi.org/10.23925/2358-4122.65359