Concepções de licenciandos em matemática sobre o LEM e LEMAT da UFT - Câmpus Arraias
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.65359Palabras clave:
Educação Matemática, Formação de Professores, Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), Laboratório de Educação Matemática (LEMAT), Licenciatura em MatemáticaResumen
O presente artigo apresenta o relato de uma pesquisa que objetivou compreender as concepções dos licenciandos em Matemática sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) do curso de Licenciatura em Matemática ofertado pela UFT – Câmpus Arraias. Por meio de uma abordagem metodológica que combina revisão de literatura e utilização de questionários respondidos por 30 licenciandos, o estudo visa entender como esses futuros educadores veem a contribuição desses laboratórios para sua formação. Os resultados, analisados qualitativamente, revelam diversas visões dos estudantes, contribuindo para um melhor entendimento do papel dos LEM e LEMAT na educação matemática e na formação docente.
Citas
BARRETO, Cristiane Santos. Laboratório de ensino de matemática: conhecendo, avaliando e construindo. 2014. 112f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Vitória da Conquista, 2014. f. 105-108.
BODGAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. 336p.
CIVARDI, Jaqueline Araújo; A formação do Pesquisador em um Laboratório de Educação Matemática. In: VARIZO, Z. C. M. CIVARDI, J. A. Olhares e Reflexões acerca de Concepções e Práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PR: CRV, 2011. pp.79-98
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, julho-agosto de 1990.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetiké, Ano 3. n. 4, 1995.
GAVANSKI, D.; LIMA, R. V. Materiais concretos no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: reflexões e proposições. In: BURACK, D.; PACHECO, E.R.; KLÜBER, T.E.; Educação Matemática: reflexões e ações. 1.ed. Curitiba: Editora CRV,2010. pp.101-120.
GOMES, L. F.; ARAMAN, E. M. O. Algumas Percepções de Matemática e de Ensino de Matemática Apresentadas por Professores que Atuam na Educação Básica. Revista Do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ufms). Volume 9, número 19. 2016. pp.75-97.
GUIMARÃES, Henrique Manuel. Concepções, crenças e conhecimentos – as finalidades e distinções. 2010. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. pp. 81-101.
LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores - Campinas. SP: Autores Associados, 2012.
MONTEIRO, Roberta Borges; LARANJEIRA, Suyanne Rodrigues Alves.; RIBEIRO NETO, Jucicleia Gomes; ANDRADE, Leyde Dayane Martinho de. Contribuição da resolução de problemas como metodologia de ensino de matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 57–68, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9396
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática - Ano 9, N 9--10 (2004-2005) pp.1-6.
OLIVEIRA, Fabio Caires de; BUCHARDT, Arlete Tavares. Formação continuada: uma proposta de prática investigativa e interdisciplinar para o ensino de geometria plana. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 75–90, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191
PEREIRA, Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e027, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076
POLYA, George. Dez mandamentos para professores. Revista do Professor de Matemática,
São Paulo, nº 10, p. 2-10, 1987.
PONTE, João Pedro. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. Educação matemática: Temas de investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
PONTE, João Pedro. O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação. Revista Quadrante, n. 3, p. 79-114, 1994.
RÊGO, R.G.; RÊGO, R.M.; VIEIRA, K.M.; Uma Introdução. In: RÊGO, R.G.; RÊGO, R.M.; VIEIRA, K.M. Laboratório de ensino de geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
RÊGO, R. M; RÊGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO. Sergio (org.). Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, Sp: Autores Associados,2006. Coleção Formadores de Professores. pp.39-56.
RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M. Matemáticava. 4. ed. Campinas: SP: Autores Associados, 2013.
RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Laboratório da Educação Matemática na Formação de Professores. Curitiba, PR: Appris, 2015.
ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTOS, Neuma Teixeira dos. Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 143–163, 2017. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p143-163.i5349
SILVA, João Batista da. Gamificação na sala de aula: avaliação da motivação utilizando o questionário ARCS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 374–390, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632
SILVA, Wender Antônio da; KALHIL, Josefina Barrera. Um estudo sobre as habilidades necessárias para utilização das tecnologias digitais como recurso metodológico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 62–77, 2017. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p62-77.i5343
VARIZO, Zaíra Da Cunha Melo; CIVARDI, Jaqueline Araújo. Olhares e Reflexões acerca de Concepções e Práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PR: CRV, 2011.
VARIZO, Zaíra Da Cunha Melo; Concepção e Implementação de um Laboratório de Educação Matemática no Ensino Superior. In: VARIZO, Zaíra Da Cunha Melo; CIVARDI, Jaqueline Araújo. Olhares e Reflexões acerca de Concepções e Práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PR: CRV, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ensino da Matemática em Debate

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


