Investigando o Teorema de Pitágoras
um relato experiência com o uso de materiais manipuláveis
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.66307Mots-clés :
Teorema de Pitágoras, Materiais Manipuláveis, Ensino Exploratório, PIBID, Formação de ProfessoresRésumé
Este artigo tem como objetivo relatar o planejamento e desenvolvimento de uma oficina, abordando um conteúdo de geometria, que trata da relação entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo, seus catetos e hipotenusa, conhecido como Teorema de Pitágoras. A oficina foi desenvolvida por estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, entre os meses de outubro e dezembro de 2023, sendo estes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores (CFP), campus localizado na cidade de Amargosa-BA. A oficina é composta por uma tarefa de caráter exploratório, que também se utiliza de Materiais Manipuláveis. Essa tarefa foi elaborada para ser desenvolvida em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, onde tivemos como supervisora das nossas atividades, uma professora da instituição. Concluímos ao final da oficina, que esta experiência nos proporcionou o desenvolvimento de saberes docentes, tendo em vista o contato direto com o ambiente escolar e as práticas exercidas. Além disso, também acreditamos que foi significativo para os estudantes terem aproximação com estratégias didáticas diferenciadas e que contribuíram para a aprendizagem deles, acerca do conteúdo em questão.
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