Investigando o Teorema de Pitágoras

um relato experiência com o uso de materiais manipuláveis

Autores

  • Nathália de Assis Bulhões Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0009-0006-3469-5551
  • Jeandro Souza Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Rodrigo Oliveira Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0009-0005-9227-1215
  • Daiane Venâncio Bitencourt Escola Municipal Almeida Sampaio
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0003-1674-0479

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66307

Palavras-chave:

Teorema de Pitágoras, Materiais Manipuláveis, Ensino Exploratório, PIBID, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar o planejamento e desenvolvimento de uma oficina, abordando um conteúdo de geometria, que trata da relação entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo, seus catetos e hipotenusa, conhecido como Teorema de Pitágoras. A oficina foi desenvolvida por estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, entre os meses de outubro e dezembro de 2023, sendo estes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores (CFP), campus localizado na cidade de Amargosa-BA. A oficina é composta por uma tarefa de caráter exploratório, que também se utiliza de Materiais Manipuláveis. Essa tarefa foi elaborada para ser desenvolvida em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, onde tivemos como supervisora das nossas atividades, uma professora da instituição. Concluímos ao final da oficina, que esta experiência nos proporcionou o desenvolvimento de saberes docentes, tendo em vista o contato direto com o ambiente escolar e as práticas exercidas. Além disso, também acreditamos que foi significativo para os estudantes terem aproximação com estratégias didáticas diferenciadas e que contribuíram para a aprendizagem deles, acerca do conteúdo em questão.

Biografia do Autor

Nathália de Assis Bulhões, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Jeandro Souza Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Rodrigo Oliveira Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Daiane Venâncio Bitencourt, Escola Municipal Almeida Sampaio

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora Adjunta de ensino de Matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

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Publicado

2025-12-27

Como Citar

Bulhões, N. de A., Santos, J. S., Mendes, R. O. ., Bitencourt, D. V., & Madruga, Z. E. de F. (2025). Investigando o Teorema de Pitágoras: um relato experiência com o uso de materiais manipuláveis . Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 358–382. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66307