Olhares docente e discente acerca do Cálculo Diferencial e Integral
uma revisão sistematizada de literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.63744Palavras-chave:
Aprendizagem, Cálculo Diferencial e Integral, EnsinoResumo
O presente trabalho tem por finalidade indicar perspectivas de formação no Cálculo Diferencial e Integral (CDI) a partir dos olhares docente e discente no contexto da trajetória formativa educacional. Suscitando discussões, a pesquisa possibilitou enxergar demasiadas questões atreladas às figuras docente e discente dentro da perspectiva do CDI e problematizar eminentes aspectos formativos alinhados às dificuldades e possíveis soluções para os processos de ensino e aprendizagem no cenário da educação emergente, tendo em vista os benéficos efeitos da utilização de um material didático. Orientado através das questões norteadoras (Quais são as dificuldades na e para a aprendizagem de CDI? Quais são as possíveis soluções, em uma perspectiva formativa, quanto as dificuldades alinhas ao ensino de CDI? Quais são as implicações e contribuições do uso de material didático para o ensino e aprendizagem de Cálculo?), o estudo foi desenvolvido com levantamento bibliográfico, a partir de uma pesquisa qualitativa, para construção de todo o embasamento teórico. Os resultados indicam que o trabalho traz consigo diversas contribuições científico-acadêmicas e sociais, uma vez que, a união integradora dos pressupostos teóricos com a revisão de literatura contida no desenvolvimento desse estudo provoca um olhar mais instigante para a temática em questão e gera uma nova ferramenta educacional, quer seja para os docentes, quer seja para os discentes. Além disso, favorecerá um melhor acompanhamento do docente aos alunos, em um ambiente de aprendizagem colaborativa, presumindo uma melhora significativa dos índices de aprovação e, consequentemente, uma ruptura no quadro de evasão. Por fim, verifica-se a premência de (re)pensar as concepções difundidas sobre o CDI, no sentido de articular melhor as realidades existentes em vista de uma formação integral.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BARROS, Arthur Medeiros; DA SILVA, Kauan Queiroz; HARTMANN, Andrei Luís Berres. Cálculo diferencial e integral no curso de matemática. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 42-61, 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/12970. Acesso em: 17 abr. 2023.
FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas?. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 917-938, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/99f8nsJSh8K9KMpbGrg8BrP/?format=html&lang=pt. Acesso em: 17 abr. 2023.
FONTES, Líviam Santana. As metodologias ativas de aprendizagem e sua contribuição para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. 2021. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. Brasília 2021.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: CONCEITUAÇÃO, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 17 ago. 2023.
LIMA, Eliene Barbosa; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva; VALENTE, Wagner Rodrigues. O cálculo diferencial e integral: uma análise das tentativas de sua escolarização. ENAPHEM-Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (Anais), n. 6, 2022. Disponível em: Vista do O cálculo diferencial e integral: uma análise das tentativas de sua escolarização (ufms.br). Acesso em: 17 abr. 2023.
MACÊDO, Josué Antunes de; GREGOR, Isabela Cristina Soares. Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática Debate, vol. 4, 2020, p. 1-24. Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1804. Acesso em: 18 abr. 2023.
MELCHIORS, Angeline; SOARES, Maricélia. História do cálculo diferencial e integral. Maiêutica. Ensino de Física e Matemática, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/228914601.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
NUNES, Célia Barros; REIS, Minervina Joseli Espíndola; FERREIRA, Luanne Lima; SILVA, Leonardo Brito da. O ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral através da resolução de problemas no curso de engenharia civil. Revista de Educação Matemática, n. 17, p. 31, 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/204. Acesso em: 18 abr. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
RANDO, Ana Luiza Balani, et al. A importância do uso de material didático como prática pedagógica. Arquivos do Mudi, v. 24, n. 1, p. 107-119, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/48671. Acesso em: 17 abr. 2023.
Rezende, Wanderley Moura. O ensino de cálculo: uma cartografia simbólica. Curitiba: Appris, 2020.
RODRIGUES, Wagner Rodrigues; GROTTI, Rogério. A Educação Matemática e a emergência de um novo Cálculo Diferencial e Integral para a Licenciatura em Matemática. RECME-Revista Colombiana de Matemática Educativa. 5 (1), pp. 93-101, 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/551659372.pdf. Acesso em: 18 abr. 2023.
RODRIGUES, Carla Gonçalves; SCHWANTZ, Josimara Wikboldt. Buracos negros na formação inicial de professores de matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 30, p. 939-953, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/8QcNfGRks698sXcNgF34Syr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 abr. 2023.
SANTOS, Vera Lúcia Costa. Materiais didáticos na aprendizagem da Matemática. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB), Instituto Politécnico de Viseu. Portugal, 2021.
SILVA, Céline Alves da. Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da Matemática. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 .º Ciclo do Ensino Básico), Instituto Politécnico de Viseu. Portugal, 2014.
SOUZA, Leandro de Oliveira et al. Uma análise de significados da matemática para ingressantes de um curso de licenciatura. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022. Disponível em https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/199892. Acesso em: 17 abr. 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues. O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 939-953, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8287. Acesso em: 18 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


