Cortadora a laser na construção física de objetos matemáticos
possibilidades permeadas pela utilização e uso da MakerMAT
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.67311Palavras-chave:
MakerMAT, Cortadora a laser, Ensino da matemáticaResumo
O presente artigo descreve uma sequência didática no ensino da matemática com a utilização da cortadora a laser que consistiu na implementação de uma atividade MakerMAT de planificação de sólidos geométricos, aplicada na sala de aula, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino do município de Fortaleza. Este estudo tem como objetivo apresentar atividades MakerMAT que possam melhorar a prática dos professores de matemática por meio da cortadora a laser. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam que o uso de materiais criados com a cortadora a laser pode tornar os conceitos geométricos mais acessíveis e compreensíveis para os estudantes. Com isso, a visualização e a manipulação de modelos tangíveis facilitam a compreensão dos conceitos abstratos. A abordagem MakerMAT promove o aprendizado prático e a experimentação, que são eficazes para a retenção de conhecimento e a internalização de conceitos. Enfim, o uso de cortadoras a laser também pode preparar os estudantes para aplicar seus conhecimentos de geometria em contextos do mundo real, como engenharia, arquitetura e design.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, MEC, 2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF,1998.
COSTA, R. J. Educação Matemática no Brasil: A História de Uma Área em Construção. 2018.
ERNEST, P. The problem of certainty in mathematics, Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, Holanda.v. 90, n. 3. p. 1-15. 2019.
ERNEST, PAUL (2019). The Philosophy of Mathematics Education. Acesso em: 05 de out. 2023.
EYCHENNE, F.; NEVES, H. Fab Lab: A vanguarda da nova revolução industrial. São Paulo: Fab Lab Brasil, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONDIM, R. de S. O ensino da matemática na perspectiva da cultura maker: a aplicação de sequências didáticas de abordagem construcionista nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
KLUPPEL, G. T.; BRANDT, C. F. Reflexõs sobre o ensino da Geometria em livros didáticos à luz da teoria de representações semióticas segundo Raymond Duval. In: IX ANPDE SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9. 2012. Caxias do Sul, RS. Anais eletrônicos. Caxias do Sul: UCS, 2012.
LOPES, T.I.D. Os sólidos geométricos. 2019. Disponível em: https://www.mat.uc.pt/~mat0717/public_html/Cadeiras/2Semestre/trabalho%204%20Casadas Ciencias_TANIALOPES.pdf. Acesso em: 23 de abr. 2023.
LUCKESI,C.C. Avaliação da Aprendizagem Escolar.14 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
NORONHA, M. H. Geometria e Desenho - Uma Visão Experimental. 2017.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer: projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


