Cortadora a laser na construção física de objetos matemáticos

possibilidades permeadas pela utilização e uso da MakerMAT

Autores

  • Raquel de Sousa Gondim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ruth de Sousa Gondim Serafim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ana Paula de Medeiros Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.67311

Palavras-chave:

MakerMAT, Cortadora a laser, Ensino da matemática

Resumo

O presente artigo descreve uma sequência didática no ensino da matemática com a utilização da cortadora a laser que consistiu na implementação de uma atividade MakerMAT de planificação de sólidos geométricos, aplicada na sala de aula, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino do município de Fortaleza. Este estudo tem como objetivo apresentar atividades MakerMAT que possam melhorar a prática dos professores de matemática por meio da cortadora a laser. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam que o uso de materiais criados com a cortadora a laser pode tornar os conceitos geométricos mais acessíveis e compreensíveis para os estudantes. Com isso, a visualização e a manipulação de modelos tangíveis facilitam a compreensão dos conceitos abstratos. A abordagem MakerMAT promove o aprendizado prático e a experimentação, que são eficazes para a retenção de conhecimento e a internalização de conceitos. Enfim, o uso de cortadoras a laser também pode preparar os estudantes para aplicar seus conhecimentos de geometria em contextos do mundo real, como engenharia, arquitetura e design.

Biografia do Autor

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Ruth de Sousa Gondim Serafim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Gestão Escolar - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Informática e Comunicação na Educação - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Letras - Língua Portuguesa com suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Foi Professora Coordenadora do Laboratório Educacional de Informática (PCLEI), responsável em dar suporte aos Professores no planejamento e execução das ações curriculares. Foi Coordenadora de Área de Linguagens e Código e Suas Tecnologias (PCA). Foi PPDT ? Professor Diretor de Turma, um projeto desenvolvido em 2008, propõe que o professor, independentemente de sua área de conhecimento, responsabilize-se por uma determinada turma, cabendo-lhe conhecer os estudantes individualmente, para atendê-los em suas necessidades. Além disso, são atribuições do professor diretor de turma (PDT) a mediação das relações entre a sua turma e os demais segmentos da comunidade escolar, bem como o trabalho de formação cidadã e desenvolvimento de competências socioemocionais, junto aos seus estudantes. Atualmente Coordenadora em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Pública Estadual do Ceará e Professora da área de Linguagens e suas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Pesquisadora de temas como: cultura maker, fabricação digital, tecnologia educacional, realidade aumentada, metodologias ativas, multiletramento e letramento digital.

Ana Paula de Medeiros Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Associada do Departamento de Estudos Interdisciplinares - DEINTER, da Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará. É graduada em Administração de Empresas (1991) e em Pedagogia (2004). É Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela UFC na linha de pesquisa em Avaliação Educacional. Realizou estágio pós-Doutoral em Boston College, Massachusetts - EUA. Tem experiência na área de educação (Básica e Superior) com ênfase em avaliação da aprendizagem, legislação educacional, Língua Portuguesa e Inglês. Foi coordenadora da área de avaliação externa do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC (2007-2011), membro do GT de avaliação do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA (2010-2012), coordenadora de supervisão do Projovem Urbano nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí (2008-2011), coordenadora pedagógica do Programa Palavra de Criança, coordenado pelo UNICEF (2008-2016), coordenadora Adjunta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013-2014), coordenadora técnica do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Programa Seguro-Desemprego, coordenadora técnica do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2020 e Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-reitoria de Graduação, da UFC. Foi Pró-Reitora de graduação da UFC (2019-2023) e coordenadora geral do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (2018-2022). Atualmente é Diretora Científica da Fundação CETREDE/UFC e membro titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, MEC, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF,1998.

COSTA, R. J. Educação Matemática no Brasil: A História de Uma Área em Construção. 2018.

ERNEST, P. The problem of certainty in mathematics, Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, Holanda.v. 90, n. 3. p. 1-15. 2019.

ERNEST, PAUL (2019). The Philosophy of Mathematics Education. Acesso em: 05 de out. 2023.

EYCHENNE, F.; NEVES, H. Fab Lab: A vanguarda da nova revolução industrial. São Paulo: Fab Lab Brasil, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONDIM, R. de S. O ensino da matemática na perspectiva da cultura maker: a aplicação de sequências didáticas de abordagem construcionista nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.

KLUPPEL, G. T.; BRANDT, C. F. Reflexõs sobre o ensino da Geometria em livros didáticos à luz da teoria de representações semióticas segundo Raymond Duval. In: IX ANPDE SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9. 2012. Caxias do Sul, RS. Anais eletrônicos. Caxias do Sul: UCS, 2012.

LOPES, T.I.D. Os sólidos geométricos. 2019. Disponível em: https://www.mat.uc.pt/~mat0717/public_html/Cadeiras/2Semestre/trabalho%204%20Casadas Ciencias_TANIALOPES.pdf. Acesso em: 23 de abr. 2023.

LUCKESI,C.C. Avaliação da Aprendizagem Escolar.14 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

NORONHA, M. H. Geometria e Desenho - Uma Visão Experimental. 2017.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer: projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 2008.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

Gondim, R. de S., Serafim, R. de S. G., Ribeiro, A. P. de M. ., & Vasconcelos, F. H. L. . (2025). Cortadora a laser na construção física de objetos matemáticos: possibilidades permeadas pela utilização e uso da MakerMAT. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 176–196. https://doi.org/10.23925/2358-4122.67311