Contribuições didático-pedagógicas de uma formação continuada de professores para o desenvolvimento dos pensamentos probabilístico e estatístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.72996

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Probabilidade e Estatística, Educação Matemática, Anoas Iniciais

Resumo

A formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem sido amplamente discutida no campo educacional, sobretudo pela necessidade do aprofundamento dos conhecimentos didáticos e metodológicos desses profissionais. Com base nessa premissa, esta pesquisa investigou as contribuições de um programa de formação continuada voltado ao desenvolvimento de estratégias de ensino que favoreçam os Pensamentos Probabilístico e Estatístico dos estudantes. O estudo foi realizado em uma rede pública municipal de ensino do estado da Paraíba, e envolveu professores atuantes nos anos iniciais. A proposta formativa foi desenvolvida de forma colaborativa, com foco no fortalecimento dos conhecimentos matemáticos, especialmente em conteúdos relacionados à unidade temática de Probabilidade e Estatística. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, o que permitiu uma compreensão aprofundada das percepções dos docentes e dos sentidos atribuídos à formação. Os dados, coletados por meio das falas dos professores, revelaram dificuldades no trabalho com os objetos de conhecimento dessa unidade temática, confirmando apontamentos de pesquisas anteriores. Os resultados evidenciam, também, que a formação continuada é essencial para qualificar e mobilizar a prática docente, desde que ocorra de forma articulada entre teoria e prática, considerando os aspectos pessoais, cognitivos e contextuais dos participantes. Conclui-se que discutir conteúdos específicos como Probabilidade e Estatística em programas formativos contribui significativamente para o desenvolvimento profissional docente e, consequentemente, para a aprendizagem matemática dos alunos.

Biografia do Autor

Francisco Guimarães de Assis, Rede Estadual da Paraíba

Dr. em Ensino de Ciências e Matemática - ULBRA

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Ciências da Educação pela Ponífícia de Salamanca na Espanha, professora titular do Curso de Matemática e do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Referências

ANDRADE, Erica Batista et al. A predominância da mulher na docência nos anos iniciais do ensino fundamental (e. e. e. f. de aplicação – cepes/cg ii em campina grande-pb). Anais V FIPED. Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3612>. Acesso em: 18 jun 2023.

BATANERO, Carmen; GODINO, Juan Díaz. Estocástica y su didáctica para maestros. 2002. Disponível em:< https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=99132>. Acesso em 21 abril 2023.

BRAGA, Elisabete Rambo; BALLEJO, Clarissa Coragem; VIALI, Lori. A probabilidade na formação docente dos anos iniciais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 5, p. 44.515- 44.528, maio, 2021.

CAHET, Débora Menezes Araujo; FÉLIX, Maria Patrícia; CARVALHO, Mercedes. Práticas colaborativas entre o pedagogo e o professor de Matemática. IN: CARVALHO, Mercedes. (organizadora). Pesquisas e práticas colaborativas em educação matemática. Curitiba: CRV, 2018.

CAMPOS, Celso Ribeiro. A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à Didática da Estatística em cursos de graduação. 2007. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP.

CAMPOS, Celso Ribeiro; WODEWOTZKI, Maria Lucia Lorenzetti; JACOBINI, Otávio Roberto. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

CAZORLA, Irene Maurício; KATAOKA, Verônica Yumi; SILVA, Cláudia Borin da. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. IN: LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo AG. (organizadores). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. Formação continuada de professores: uma experiência de trabalho colaborativo com matemática e tecnologia. IN: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (organizadoras). A formação do professor que ensina Matemática: perspectiva e pesquisas. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

EUGÊNIO, Robson Da Silva. Letramento probabilístico: o não determinístico é determinístico na formação do professor? Anais IX EPBEM- Encontro Paraibano de Educação Matemática. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26540>. Acesso em: 16 abril 2023.

GAL, Iddo. Adult´s Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. Internacional Statistical Review. V. 70, n. 1, p. 1- 25, 2002.

GUIMARAES, Gilda. Estatística nos anos iniciais de escolarização. IN: SMOLE, Katia S.; MUNIZ, Cristiano Alberto. (organizadores). A matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2013.

HIRATA, Guilherme; OLIVEIRA, João Batista Araújo e; MEREB, Talita de Moraes. Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 27, n. 102, p. 179-203, jan/mar, 2019.

LOPES, Celi Espasandin. Os desafios para Educação Estatística no currículo de Matemática. IN: LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo AG. (organizadores). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LOPES, Celi Espasandin. O ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a formação dos professores. 2008. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ccedes/a/gwfKW9py5dMccvmbqyPP8bk>. Acesso em 11 fev 2023.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELO, Karine Machado Fraga de. O pensamento estatístico no ensino fundamental: uma experiência articulando o desenvolvimento de projetos de pesquisa com os conceitos básicos da estatística implementados em uma sequência didática eletrônica. 2017. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil.

MELO, Karine Machado Fraga de; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Bússola para Educação Estatística no Ensino Fundamental. São Paulo: Editora Dialética, 2021.

MIOLA, Adriana Fátima de Souza. Formação continuada de professores que ensinam matemática em contexto colaborativo. Curitiba: Appris, 2021.

MORENO, Mário Marcos Araújo; CAZORLA, Irene Maurício. Utilização do dotplot e do boxplot na aprendizagem da variabilidade estatística no Ensino Médio. IN: SAMÁ, Suzi; SILVA, Mauren Porciúncula Moreira da. (organizadoras). Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015.

NACARATO, Adair Mendes; GRANDO, Regina Célia. Aprendizagens compartilhadas a partir do trabalho colaborativo tendo a estocástica como objeto de investigação. IN: NACARATO, Adair Mendes; GRANDO, Regina Célia. (organizadoras). Estatística e probabilidade na educação básica: professores narrando suas experiências. 1. Ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

NOVAES, Diva Valério; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Estatística para educação profissional e tecnológica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PAMPLONA, Admur Severino. A formação estatística do professor de Matemática: a importância da utilização de problemas com enunciados socioculturalmente contextualizados. IN: LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo AG. (organizadores). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SANTOS, Jaqueline Lixandrão. Pensamento combinatório e probabilístico: problematizações em aulas de matemática. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2020.

YOUSSEF, Antonio Nicolau; GUELLI, Oscar Augusto. Meu livro de matemática, 2º ano. São Paulo: Editora AJS, 2017.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

Assis, F. G. de, & Oliveira Groenwald, C. L. (2025). Contribuições didático-pedagógicas de uma formação continuada de professores para o desenvolvimento dos pensamentos probabilístico e estatístico. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 215–241. https://doi.org/10.23925/2358-4122.72996