Histórias de periódicos e da Educação Matemática no Brasil: Possíveis relações

Autores

  • ARLETE DE JESUS BRITO Departamento de Educação, UNESP, Rio Claro
  • MARIA ANGELA MIORIM Faculdade de Educação, UNICAMP

Resumo

Resumo

Nesse artigo, pretendemos elaborar uma história que ressalta vínculos entre a publicação de periódicos nacionais que abordam o ensino de matemática e os movimentos deflagrados pela comunidade de professores e pesquisadores envolvida com tal ensino. Para tal, iniciamos nosso estudo relacionando periódicos publicados, desde o século XIX, que abordam questões de ensino e aprendizagem da matemática. Em um segundo momento do texto, analisamos o Boletim GEPEM, no período de 1976 a 2006.

 

Abstract

This paper means to elaborate a history that emphasizes relationships among national journals about the mathematical teaching and movements in Mathematical Education. It relates scientifical journals that approach the teaching and learning of the mathematics, since the nineteenth century. After this, it analyzes the Boletim GEPEM, in the period from 1976 until 2006.

Metrics

PDF views
1,892
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026549
|

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

BRITO, A. D. J.; MIORIM, M. A. Histórias de periódicos e da Educação Matemática no Brasil: Possíveis relações. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 439–464, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12761. Acesso em: 16 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos