O jogo na atividade pedagógica: implicações para a organização do ensino de matemática no primeiro ano<br>The game in pedagogical activity: implications for the organization of teaching math in first year
Palavras-chave:
jogo, organização do ensino de matemática, perspectiva histórico-culturalResumo
Resumo
Com a ampliação do ensino fundamental para nove anos (Lei nº11274 de 2006) intensificou-se o debate acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil e o jogo como recurso pedagógico. O objetivo deste texto é discutir qual tem sido o lugar do jogo na organização do ensino de matemática no primeiro ano do ensino fundamental a partir da compreensão acerca do processo de aprendizagem nas atividades do jogo e do estudo, sob o marco teórico da perspectiva histórico-cultural. Neste sentido, apresentamos a análise de duas atividade de ensino presentes em um material didático e refletimos sobre uma possível relação entre estas atividades, as propostas dos documentos oficiais e ao projeto político para educação no Brasil. Nossos resultados apontam para a necessidade de um projeto de educação matemática para a infância, bem como propostas que neguem a antecipação dos conteúdos cobrados em avaliações externas, que se configuram atualmente como meios de organização curricular voltados apenas ao produto.
Abstract
With the expansion of primary education to nine years (Law No. 11274 of 2006) intensified the debate about the importance of play to children's development and games as a pedagogical resource. The objective of this paper is to discuss what has been the play place in the organization of mathematics teaching in the first year of elementary school from the understanding of the learning process in game activities and study, in the theoretical framework of historical perspective cultural. In this sense, we present the analysis of two teaching activity present in didactic material and reflect on a possible relationship between these activities, the proposals of official documents and political project for education in Brazil. Our results point to the need for a project of mathematics education for young children, as well as proposals that deny the anticipation of the contents collected in external evaluations, which is currently configured as means of curriculum organization geared only to the product.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).