Identidade masculina e as atitudes a respeito da matemática: análise e interpretação dos resultados dos dados coletados pelo tratamento C.H.I.C<b>Male identity and attitudes towards mathematics: an analysis of the data results collected by C.H.I.C.
Palavras-chave:
Attitude, Education, Gender, Mathematics, C.H.I.C.Resumo
A construção da identidade sexual é um fenômeno complexo que implica no desenvolvimento escolar tendo uma relação importante na orientação educacional e profissional. Nesse trabalho estamos propondo discutir dados de uma pesquisa realizada no sul do Brasil durante o mestrado em Ciências da Educação, num contexto de formação caracterizado por mista ou não mista. É necessário saber que os grupos estudados são marcados socialmente como sendo grupos do gênero masculino ou feminino, mesmo entre grupos mistos. Assim, propomos estudar as atitudes em vista da matemática em diferentes contextos de formação para adultos e a relação com a identidade sócio sexual podendo considerar que existe uma herança por parte do processo de transmissão. A exploração dos dados acontece na aplicação de um questionário trabalhando sobre atitudes a respeito da matemática. Diferentes métodos estatísticso foram implementados entre os quais os mais recentes como Classification Hiérarchique Implicative e Cohésive - C.H.I.C.
The construction of sexual identity is a complex phenomenon that influences the school development and has an important role in the educational and vocational guidance. In this research, we propose to discuss data from a survey carried out in southern Brazil along the Masters Degree in Education, in a context of education characterized either as mixed or unmixed. It is necessary to mention that the groups which were analyzed are socially marked as male or female, even among the mixed ones. Thus, we propose to study the attitudes upon a Mathematics view in different contexts of adult education and its relation with the socio-sexual identity, considering the existence of heritage traits as a result of the transmission process. A questionnaire concerning attitudes towards Mathematics was applied to collect data. Different statistical methods were implemented to develop this study, including the most recent one known as Classification Hiérarchique Implicative e Cohésive - C.H.I.C.
Metrics
Referências
ACIOLY-RÉGNIER, N.M. (2010) Culture et Cognition : Domaine de recherche, Champ conceptuel, Cadre d’intelligibilité et Objet d’étude fournissant des instruments pour conduire des analyses conceptuelles et méthodologiques en psychologie et en sciences de l’éducation- Note de synthèse HDR - Université Lumière Lyon 2 – septembre 2010
ACIOLY-REGNIER, N. M., (2000) Milieux scolaires et questions de genre : éléments de réflexion pour la pratique d'enseignement - In Acioly - Régnier, N. M., Filiod, J. P. et Morin, C. - Cahiers pédagogiques : coéducation. Lisbonne : CIDM
ACIOLY, N.M., (1985) A Logica Matematica no Jogo do Bicho : compreensão ou utilização de regras? -Thèse de Master, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
AIKEN, L.R., e DREGER, M.R (1961) The effects of attitudes on performance in Mathematics. Journal of Educational Psychology, Vol.52, pp. 19-24
AIKEN (1963) Personality correlates of attitude toward mathematics. Journal of Educational Research, Vol.56, n.9, pp. 476-480
BRITO, M.R.F. (1998) Adapatação e validação de uma escala de atitudes em relação à Matemática. Zetetiké, Volume 6
BRITO, M.R.F., (1996) Um estudo em relação à matemática emestudantes de 1° e 2° graus. Tese de Livre Docência. Grupo de Pesquisa em Psicologia de Educação matemática (PSIEM). Faculdade de Educação. UNICAMP
COLE, M., & SCRIBNER, S., (1974) Culture and Thought, a Psychological introduction -John Wiley et Sons - New York
CARRAHER, T.N., (1986) From drawings to building: working with mathematics scales - International Journal of Behavioral Development, (9, 527-544)
DURU-BELLAT, M., (1999) Les choix d'orientation : des conditionnements sociaux à l'antecipation de l'avenir in Lemel, Y. et Roudet, B. Filles et Garçons jusqu'à l'adolescence, Paris : l'Harmattan
GRAS, R., REGNIER, JC., MARINICA, C., GUILLET, F. (Eds) (2013) Analyse Statistique Implicative. Méthode exploratoire et confirmatoire à la recherche de causalités. Toulouse : Cépadues
GRAS R., RÉGNIER J.-C., GUILLET F. (Eds) (2009) Analyse Statistique Implicative. Une méthode d'analyse de données pour la recherche de causalités. RNTI-E-16 Toulouse : Cépaduès
GRAS, R., (1979) Contribution à l’étude expérimentale et à l’analyse de certaines acquisitions cognitives et de certains objectifs didactiques en mathématiques, Thèse d’Etat, Université de Rennes 1
GREENFIELD, P., et LAVE, J., (1982) Cognitive aspects of informal education - in D. Wagner & H. Stevenson (Eds) - in Cultural perspectives on Child Development - San Francisco : Freeman
GREENFIELD, P., et CHILDS, C., (1977) Weaving, color terms, and pattern representation : cultural influences and cognitive development among the zinacantecos of Southern Mexico - International Journal of Psychology - (11 pp 23-48)
LAGRANGE J.B. (1998) Analyse implicative d'un ensemble de variables numériques; application au traitement d'un questionnaire aux réponses modales ordonnées, Revue de Statistique Appliquée XLVI-1, Paris, I.H.P., 71-93
LAVE, J., (1989) The acquisition of culture and the practice of understanding, in J. Stigler, R. Shweder, and G. Herdt (eds.), The Chicago Symposia on human development. Cambridge: Cambridge University Press
LAVE, J., (1977) Cognitive consequences of traditional apprenticeship training in Africa - in Anthropology and Educational Quarterly (7 pp 177-180)
LIOYD, B., (1994) Différences entre sexes in Moscovici, S. Psychologie Sociale des relations à autrui, Paris : Nathan
LIMA, N.C., (1985) Aritmética na Feira - thèse de maîtrise non publiée, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
PRETTO, V. (2003) Identité masculine et mathématiques : rôle des variables contextuelles dans les représentations et les attitudes à l'égard des mathématiques (étude au Brésil). Dissertação (Mestrado em Sciences et Pratiques d'Éducation et de Formation) - Université Lumière Lyon2 (FRA) (Orientador: Jean-Claude Régnier).
PRETTO, V. (2009) Construction des connaissances en situations d’exclusion sociale et questions de genre. Construção de conhecimentos em situações de exclusão social e questões de gênero. Doctorat en cotutelle en Sciences de Education – Université Lyon2 – France (Directeur Professeur Jean-Claude Régnier) et em Educação – UNISINOS – Brésil (Directeur Professor Danilo Romeu Streck)
SCHLIEMANN, A.D., (1986) Escolarizaçao formal versus experiência pratica na resolução de problemas: um estudo com marceneiros e aprendizes de marcenaria - in Psicologia: Teoria e Pesquisa
SCHLIEMANN, A.D., (1984) Mathematics among carpentry apprentices: implication for school eaching - in P. Damerow et al (Eds) Mathematics for all ( Science and Technology Education - Document series (n 20 - pp 92-95) Paris – UNESCO.
SCRIBNER, S., (1984) Studying working intelligence - in Rogoff, B. & Lave, J. (Eds) - in Everyday Cognition : it's development in social context (pp 9-40).Cambridge, MA:Harvard University press
TERLON C. (1990). Attitudes des adolescent(e)s à l´egard de la technologie: une enquete internationale, Revue Française de Pédagogie n° 90 pp. 51- 60
TERRAIL, J.P, (1992b).-:-Parents, filles et garçons, face a l´enjeu scolaire. Education et Formations n. 30, pp. 3-11
UNGER, R. K.(1986) Pour une nouvelle définition du sexe et du genre, in HURTIG, M-C., et PICHEVIN, M-F. La différence des sexes, questions de psychologie, Paris : Tierce, pp. (299 - 302)
VERGNAUD, G., (1991) Morphismes fondamentaux dans le processus de conceptualisation - in G. Vergnaud (Ed.), Les sciences cognitives en débat, Paris : Éditions duCNRS
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).