O lugar das competências no currículo – ou o currículo enquanto lugar das competências?

Maria do Céu Roldão

Resumo


Resumo
A discussão – teórica e política – do conceito de competência vem atravessando a escola, particularmente no que ao currículo se refere, desencadeando questões aparentemente novas. Por um lado, tal emergência prende-se com o mesmo tipo de conjuntura que leva a uma gestão do currículo mais assumida pelas escolas – os projectos ou currículos de escola - , com a correspondente necessidade de um referencial de competências comuns, expressas em formatos diversos, nos chamados currículos nacionais. Por outro, a entrada do conceito no universo cultural da escola suscita, no plano das culturas profissionais e organizacionais dominantes, alguma perturbação associada ao efeito de discrepância face a quadros curriculares de referência anteriores. Procura-se assim (1) analisar, por um lado o conceito de competência enquanto construção - ou reconstrução - curricular no quadro sócio-cultural e económico em que emerge, e (2), por outro, identificar e debater algumas das controvérsias que suscita no plano da praxis curricular, por confronto com outros referentes conceptuais a que os professores se reportam (objectivos, conteúdos, capacidades). A perspectiva desenvolvida orienta-se no sentido de considerar a competência como um reorganizador conceptual poderoso do paradigma que tem norteado as concepções e práticas curriculares na escola.

Abstract
The discussion - theoretical and political – about the concept of competence has passed to the school, specifically as it refers to the curriculum, triggering apparently new questions. On the one hand, such emergence gets caught up with the same type of juncture that causes schools to assume greater management of the curriculum – school projects or curricula - with the correspondent necessity for a referential of common competencies, expressed in various formats, in the so-called national curricula. On the other hand, the entrance of the concept into the cultural universe of the school raises, in the dominant professional and organizational cultures, some disturbance associated to the effect of discrepancy in the face of previous curricular frames of reference. Therefore, we seek to (1) analyze, on the one hand, the concept of competence during curricular construction – or reconstruction – in the socio-cultural and economic frame of reference in which it emerges, and (2), on the other, identify and debate some of the controversies that arise on the praxis curricular plane, by confronting other conceptual references to which the professors report (objectives, contents, capacities). The developed perspective is guided in the sense of considering competence as a strong conceptual reorganizer of the paradigm that has guided curricular concepts and practices in the school.

Palavras-chave


Profissão docente; formação de professores; mudanças e permanências

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