Análise de materiais curriculares elaborados por professores na perspectiva dos marcadores de tarefas <br> Analysis of curriculum materials developed for teachers in view of tasks markers

Autores

  • Wedeson Oliveira Costa Universidade Estadual de Feira de Santana e Faculdade Estácio Feira de Santana
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Lílian Aragão da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p42-66

Palavras-chave:

Materiais curriculares, professores, marcadores de tarefas.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise de materiais curriculares elaboradas por professores participantes do grupo Observatório da Educação Matemática da Bahia (OEM-BA). O estudo tomou como referência o constructo teórico marcadores de tarefas que tem a finalidade de analisar tarefas matemáticas. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio da análise documental. Como resultado da análise, estabelecemos as seguintes relações entre os critérios de tarefas matemáticas presentes no quadro de análise de tarefas matemáticas e os marcadores de tarefas: Contexto de referência – Referência, Uso da linguagem – background (familiaridade com o conteúdo), Estrutura – Estrutura, Objetivo de ensino – Desafio, Relação pedagógica – Possibilidade de Comunicação. A análise nos permitiu expandir o constructo teórico marcadores de tarefas ao propormos um novo marcador, nomeado de foco de ensino, que diz respeito aos procedimentos que são requeridos de estudantes durante a implementação de tarefas.


In this article, we present an analysis of curriculum materials elaborated by teachers participating in the Observatory of Mathematics Education group. This proposal has taken as reference the theoretical construct named task markers that is intended to analyze the mathematical tasks. Because of the analysis, we established the following relationships between the mathematical task criteria present in the mathematical task analysis framework and the task markers: Reference context – Reference, Language use – background (familiarity with content), Structure – Structure, Teaching objective – Challenge, and Pedagogical relation – Possibility of Communication. The analysis allowed us to expand the theoretical construct task markers by proposing a new marker, named teaching focus, which concerns the procedures that are required of students during the implementation of tasks.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. (2002). Dialogue and learning in mathematics education: Intention, reflection, critique. Dordrecht: Kluwerst.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. (2002). O método nas ciências sociais. Em: ALVES-MAZZOTTI, A. J. e GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, p. 147-178.

BARBOSA, J. (2013). Designing written tasks in the pedagogic recontextualising field: proposing a theoretical model. In: BERGER, M. (Ed.). Proceedings of the Seventh International Mathematics Education and Society Conference, Cape Town: MES 7, p. 213-223. Disponível em: http://mescommunity.info/mes7a.pdf

BROW, M. (2009).The teacher-Tool relationship: theorizing the design and use of curriculum materials. In: REMILLARD, J.T.; HERBEL-EISSENMANN, B.A.; LLOYD, G.M. Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Routledge, p. 17-36.

BURKHARDT, H.; SWAN, M. (2013). Task design for systemic improvement: principles and frameworks. In: MARGOLINAS, C. (Ed.). Task Design in Mathematics Education. Proceedings of ICMI Study 22. Oxford: ICMI, v. 1, p. 433-442. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00834054v1

CANAVARRO, A. P.; SANTOS, L. (2012). Explorar tarefas matemáticas. In: ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 23., Lisboa, 2012, Actas... Práticas de ensino da Matemática. Lisboa: APM, p. 99-104.

DAVIS, E. A.; KRAJCIK, J. S. (2005) Designing Educative Curriculum Materials to Promote Teacher Learning. Educational Researcher, v. 34, n. 3, p. 3-14.

LAVE, J.; WENGER, E. (1991). Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press.

LEE, K. H.; LEE, E. J.; PARK, M. S. (2013). Task modification and knowledge utilization by Korean prospective mathematics teachers. In: MARGOLINAS, C. (Ed.). Task Design in Mathematics Education. Proceedings of ICMI Study 22. Oxford: ICMI, v. 1. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00834054v1

LIN, P. J.; TSAI, W. H. (2013). A task design for conjecturing in classroom contexts. In: MARGOLINAS, C. (Ed.). Task Design in Mathematics Education. Proceedings of ICMI Study 22. Oxford: ICMI, v. 1. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00834054v1

MARGOLINAS, C. (2013). (Ed) Task design in Mathematics Education. Proceedings of ICMI Study 22. Oxford: ICMI, v. 1. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00834054v1

PIRES, M. (2001). A diversificação de tarefas em Matemática no Ensino Secundário: um projecto de investigação-acção. 2001. 342 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa, Portugal.

PONTE, J. P. (2003). Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat (CD-ROOM) Lisboa, APM, p. 25-39. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Ponte%28Profmat%29.pdf.

PONTE, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, p. 11-34.

PRADO, A. S. (2014). As imagens da prática pedagógica nos textos dos materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências) – Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador.

REMILLARD, J. T. (2005). Examining key concepts in research on teachers’ use of mathematics curricula. Review of Educational Research, Thousand Oaks, v. 75, n. 2, p. 211-246.

SCHNEIDER, R. M. e KRAJCIK, J. (2002). Supporting science teacher learning: the role of educative curriculum materials. Journal of Science Teacher Education, New York, v. 13, n. 3, p. 221-245.

SILVER, E. A, et al. (2009). Exploring the Curriculum Implementation Plateau: An Instructional Perspective. In: REMILLARD, J. T.; HERBEL-EISSENMANN, B. A.; LLOYD, G.M. Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Routledge, p. 245-265.

SKOVSMOSE, O. (2000). Cenários para Investigação. Bolema − Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91.

STEIN, M.K.et al. (2000). Implementing standards-based mathematics instruction: a casebook for professional development. Nova York: Teachers College Press.

STEIN, M. H.; SMITH, M. S. (2009). Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: da investigação à prática. Revista Educação e Matemática, Lisboa, n. 105, p. 22-28.

WENGER, E. (1998). Comunities of pratices learning, meaning, and indentity. Cambridge: Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática