Análise de materiais curriculares elaborados por professores na perspectiva dos marcadores de tarefas <br> Analysis of curriculum materials developed for teachers in view of tasks markers
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p42-66Mots-clés :
Materiais curriculares, professores, marcadores de tarefas.Résumé
Neste artigo, apresentamos uma análise de materiais curriculares elaboradas por professores participantes do grupo Observatório da Educação Matemática da Bahia (OEM-BA). O estudo tomou como referência o constructo teórico marcadores de tarefas que tem a finalidade de analisar tarefas matemáticas. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio da análise documental. Como resultado da análise, estabelecemos as seguintes relações entre os critérios de tarefas matemáticas presentes no quadro de análise de tarefas matemáticas e os marcadores de tarefas: Contexto de referência – Referência, Uso da linguagem – background (familiaridade com o conteúdo), Estrutura – Estrutura, Objetivo de ensino – Desafio, Relação pedagógica – Possibilidade de Comunicação. A análise nos permitiu expandir o constructo teórico marcadores de tarefas ao propormos um novo marcador, nomeado de foco de ensino, que diz respeito aos procedimentos que são requeridos de estudantes durante a implementação de tarefas.
In this article, we present an analysis of curriculum materials elaborated by teachers participating in the Observatory of Mathematics Education group. This proposal has taken as reference the theoretical construct named task markers that is intended to analyze the mathematical tasks. Because of the analysis, we established the following relationships between the mathematical task criteria present in the mathematical task analysis framework and the task markers: Reference context – Reference, Language use – background (familiarity with content), Structure – Structure, Teaching objective – Challenge, and Pedagogical relation – Possibility of Communication. The analysis allowed us to expand the theoretical construct task markers by proposing a new marker, named teaching focus, which concerns the procedures that are required of students during the implementation of tasks.
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