Estado da arte das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre concepções de Professores que ensinam Matemática (2001 - 2012)<br>State of the art of Brazilian academic researches on conceptions of teachers who teach Mathematics (2001 - 2012)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p347-360Resumo
O texto apresenta um estado da arte das pesquisas acadêmicas brasileiras, acerca das concepções de Professores de Matemática, produzidas no período de 2001 a 2012. Os trabalhos selecionados fazem parte do projeto Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática, coordenado pelo GEPFPM. Para delimitar nosso corpus de análise, estabelecemos os seguintes critérios: (i) no caso da dissertação que fosse advinda do Mestrado Acadêmico; (ii) que assumissem um conceito para concepção e, (iii) realizado na formação inicial, no caso, na licenciatura em Matemática. Dentre os trabalhos selecionados, oito satisfizeram aos critérios estabelecidos, sendo três teses e cinco dissertações. A partir da análise realizada, pode-se perceber que muitos autores utilizam o termo concepção sem discrepância.
The research introduces the state of the art of Brazilian academic researches on Mathematics teachers’ conceptions, produced in the 2001-2012 period. The selected works integrate a project titled Mapping of Brazilian academic researches on the teacher who teaches Mathematics, coordinated by the GEPFPM. In order to determine our analysis object, we established the following parameters: (i) for dissertations carried out in an Academic Master´s Degree; (ii) they should define conception; (iii) they should be performed in initial preparation, in the case of Mathematics teaching major. Among the selected works, eight meet the established criteria, totaling three thesis and five dissertations. From our analysis, we found out that several authors use the term conception without discrepancy.
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