Estudo exploratório de pesquisas relacionadas ao tema currículo de cursos de licenciatura em matemática<br>Exploratory study of research related to the curriculum theme in mathematics degree courses

Autores

  • Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Armando Traldi Junior IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p681-707

Palavras-chave:

Currículo, Licenciatura em Matemática, Conhecimento

Resumo

Neste artigo é apresentado um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo exploratório, que teve como objetivo compreender qual o tratamento que está sendo dado por pesquisadores da área de Educação Matemática ao objeto de pesquisa definido como currículo de cursos de Licenciatura em Matemática. A partir deste estudo é possível afirmar que: (i) a compreensão do currículo é na perspectiva da abordagem do conhecimento, não tratando-se a perspectiva de qual é o conhecimento relevante na formação inicial do professor; (ii) a utilização de documentos oficiais prescritos é comum a todos os trabalhos analisados, com o papel de definir “o que”, e “como”, deve ser tratado o conhecimento; (iii) há uma evolução de estudos principalmente após a publicação das DCNs para a Formação de Professores de 2002.

This paper presents a qualitative study, exploratory study type, which aimed to understand which treatment is being given by researchers in the area of Mathematical Education to the research object defined as curriculum of Mathematics Degree courses. From this study it is possible to state that: (i) the understanding of the curriculum is from the perspective of the implementation of curriculum recommendations, not questioning what is the relevant knowledge in the initial teacher education; (ii) the use of prescribed official documents is common to all analyzed works, with the role of defining “what” and “how”, knowledge should be treated; (iii) there is a quantitative increase in studies with the thematic curriculum of Mathematics Degree courses, especially after the publication of the DCNs for Teacher Training in 2002.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Armando Traldi Junior, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1 de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: MEC/CNE/CP, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf . Acesso em: 01 jun 2018.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Serviços: Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br . Acesso em: Mar. 2017.

GALIAN C. V. A.; LOUZANO, P. B. J. Michael Young e o campo do currículo: da ênfase no “conhecimento dos poderosos” à defesa do “conhecimento poderoso”. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 4, p. 1109-1124, out.-dez. 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. 5. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Relatório do VI SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Pirinópolis-GO, 2015. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/images/arquivos/relatorio_visipem.pdf . Acesso em: 08 jun 2018.

SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e porque é importante. In: cadernos de pesquisa. V. 44, nº. 51, p. 190-202, jan./mar. 2014.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

LIBORIO, R. G. C.; TRALDI JUNIOR, A. Estudo exploratório de pesquisas relacionadas ao tema currículo de cursos de licenciatura em matemática&lt;br&gt;Exploratory study of research related to the curriculum theme in mathematics degree courses. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i1p681-707. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/40987. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos