O design e a (re)formulação e resolução de problemas com o uso de Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática<br>The design and (re)formulation and problem solving with the use of digital technologies in mathematics teachers’ initial education

Autores

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https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p114-143

Resumo

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Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação qualitativa, em que futuros professores de Matemática tiveram a oportunidade de (re)formular e resolver um problema norteador com o uso de tecnologias digitais, cujo design foi realizado pelas professoras formadoras, para que discutissem e refletissem sobre tal experiência e produzissem conhecimentos. No decorrer do processo, eles trabalharam em grupo, de forma colaborativa, utilizaram as tecnologias digitais e discutiram e refletiram, ao tomarem decisões. Tal experiência contribuiu para que (re)construíssem as concepções acerca da (re)formulação e resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais, do design de problemas abertos e da abordagem de temas de relevância social, que favoreçam o ensino e a aprendizagem de conhecimentos matemáticos.

Palavras-chave: Design de problemas, (Re)formulação e resolução de problemas, Tecnologias digitais, Formação inicial de professores de Matemática.

                                        Abstract

This paper presents the results of a qualitative investigation, in which future mathematics teachers had the opportunity to problem posing and solve a guiding problem with the use of digital technologies, designed by the teacher teachers, to discuss and reflect on such an experience and produce knowledge. Throughout the process, they collaboratively worked together, used digital technologies, and discussed and reflected as they made decisions. This experience contributed to (re)build the conceptions about problem posing and solving with the use of digital technologies, the design of open problems and the approach of themes of social relevance, which favor the teaching and learning of Mathematical knowledge.

Keywords: Design of problems, Problem posing and solving, Digital Technologies, Initial formation of Mathematics teachers.

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa, en la cual los futuros maestros de matemáticas tuvieron la oportunidad de (re)formular y resolver un problema orientador con el uso de tecnologías digitales, cuyo diseño fue realizado por los maestros de capacitación, para que pudieran discutir y reflexionar sobre tal experiencia y producir conocimiento. Durante el proceso, trabajaron en grupos, en colaboración, utilizaron tecnologías digitales y discutieron y reflexionaron al tomar decisiones. Dicha experiencia contribuyó a la (re)construcción de las concepciones sobre la (re)formulación y resolución de problemas con el uso de tecnologías digitales, el diseño de problemas abiertos y el enfoque de temas de relevancia social, que favorecen la enseñanza y el aprendizaje de conocimiento matemático

Palabras clave: Diseño de problemas, (Re)formulación y resolución de problemas, Tecnologías digitales, Formación inicial de profesores de matemáticas.

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Biografia do Autor

Fabiane Fischer Figueiredo, PPGECIM-ULBRA E.E.E.M. João Habekost

Pós-Doutora em Ensino de Ciências e Matemática

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, ULBRA-PPGECIM

Coordenadora e Docente do PPGECIM

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

FIGUEIREDO, F. F.; GROENWALD, C. L. O. O design e a (re)formulação e resolução de problemas com o uso de Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática&lt;br&gt;The design and (re)formulation and problem solving with the use of digital technologies in mathematics teachers’ initial education. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 114–143, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i2p114-143. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45423. Acesso em: 23 jul. 2024.

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Artigos