O design e a (re)formulação e resolução de problemas com o uso de Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática<br>The design and (re)formulation and problem solving with the use of digital technologies in mathematics teachers’ initial education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p114-143

Resumo

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação qualitativa, em que futuros professores de Matemática tiveram a oportunidade de (re)formular e resolver um problema norteador com o uso de tecnologias digitais, cujo design foi realizado pelas professoras formadoras, para que discutissem e refletissem sobre tal experiência e produzissem conhecimentos. No decorrer do processo, eles trabalharam em grupo, de forma colaborativa, utilizaram as tecnologias digitais e discutiram e refletiram, ao tomarem decisões. Tal experiência contribuiu para que (re)construíssem as concepções acerca da (re)formulação e resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais, do design de problemas abertos e da abordagem de temas de relevância social, que favoreçam o ensino e a aprendizagem de conhecimentos matemáticos.

Palavras-chave: Design de problemas, (Re)formulação e resolução de problemas, Tecnologias digitais, Formação inicial de professores de Matemática.

                                        Abstract

This paper presents the results of a qualitative investigation, in which future mathematics teachers had the opportunity to problem posing and solve a guiding problem with the use of digital technologies, designed by the teacher teachers, to discuss and reflect on such an experience and produce knowledge. Throughout the process, they collaboratively worked together, used digital technologies, and discussed and reflected as they made decisions. This experience contributed to (re)build the conceptions about problem posing and solving with the use of digital technologies, the design of open problems and the approach of themes of social relevance, which favor the teaching and learning of Mathematical knowledge.

Keywords: Design of problems, Problem posing and solving, Digital Technologies, Initial formation of Mathematics teachers.

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa, en la cual los futuros maestros de matemáticas tuvieron la oportunidad de (re)formular y resolver un problema orientador con el uso de tecnologías digitales, cuyo diseño fue realizado por los maestros de capacitación, para que pudieran discutir y reflexionar sobre tal experiencia y producir conocimiento. Durante el proceso, trabajaron en grupos, en colaboración, utilizaron tecnologías digitales y discutieron y reflexionaron al tomar decisiones. Dicha experiencia contribuyó a la (re)construcción de las concepciones sobre la (re)formulación y resolución de problemas con el uso de tecnologías digitales, el diseño de problemas abiertos y el enfoque de temas de relevancia social, que favorecen la enseñanza y el aprendizaje de conocimiento matemático

Palabras clave: Diseño de problemas, (Re)formulación y resolución de problemas, Tecnologías digitales, Formación inicial de profesores de matemáticas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiane Fischer Figueiredo, PPGECIM-ULBRA E.E.E.M. João Habekost

Pós-Doutora em Ensino de Ciências e Matemática

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, ULBRA-PPGECIM

Coordenadora e Docente do PPGECIM

Referências

Abramovich, S. (2015). Mathematical problem posing as a link between algorithmic thinking and conceptual knowledge. The teaching of Mathematics, 8(2), 45-60.

Allevato, N. S. G. (2008). O Computador e a Aprendizagem Matemática: reflexões sob a perspectiva da Resolução de Problemas. Anais eletrônicos do 1º Seminário em Resolução de Problemas (p. 1-19). Rio Claro: UNESP. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/matematica_artigos/artigo_alevato.pdf

Ayllón Blanco, M. F., & Pérez, I. A. G. (2014). La invención de problemas como tarea escolar. Escuela Abierta, 1(17), 29-40.

Bravo, J. A. F., & Sánchez, J. J. B. (2012). Incidencia de la invención y reconstrucción de problemas en la competencia matemática. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 1(2), 29-43.

Brown, S. I., & Walter, M. I. (2009). The art of problem posing. 3.ed. London: Psychology Press-Taylor & Francis.

Chapman, O. (2012). Prospective elementary school teachers’ ways of making sense of mathematical problem posing. PNA, 6(4), 135-146.

Crespo, S., & Sinclair, N. (2008). What makes a problem mathematically interesting? Inviting prospective teachers to pose better problems. Journal of Mathematics Teacher Education, 11(5), 395-415.

Figueiredo, F. F., & Dalla Vecchia, R. (2015). O design de problemas com as Tecnologias Digitais no ensino da Matemática. Anais eletrônicos da 14ª Conferencia Interamericana de Educación Matemática... Tuxtla Gutiérrez: CIAEM-IACME. http://xiv.ciaem-redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/view/1298/509

Figueiredo, F. F. (2017). Design de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática [Tese de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil]. http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/288

Filatro, A. C. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Gatti, B. A. (2013). Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, 1(50), 51-67.

Imbernón, F. (2011). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez.

Jonassen, D. H. (1998). Designing Constructivist Learning Environments. In Reigeluth, C. M. Instructional theories and models (pp.215-239). 2.ed. Mahwah: Laurence Erlbaum.

Netflix Brasil. (2020). Netflix. https://www.netflix.com/br/

Perrenoud, P. (2002). A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed.

Problema. (2018). Orçamento familiar-homem. http://www.toondoo.com/ViewBook.toon?bookid=668140

Richit, A. (2016). Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática. REMATEC, 11(21), 109-122.

Screencast-O-Matic. (2016). Site oficial. http://www.screencast-o-matic.com/

Serrazina, L. (2017). Resolução de Problemas e Formação de Professores: Um Olhar sobre a Situação em Portugal. In Onuchic, L. de la R., Junior, L. C. L., & Pironel, M. (Org.). Perspectivas para resolução de Problemas (p.55-84). São Paulo: Livraria da Física.

Silver, E. A. (1994). On Mathematical Problem Posing. For the Learning of Mathematics, Vancouver, 14(1), 19-28.

Skovsmose, O. (2008). Cenários para investigação. In_____. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus.

Stoyanova, E., & Ellerton, N. F. (1996). A framework for research into students’ problem posing in school mathematics. In Clarkson, P. (Ed.). Technology in mathematics education (pp.518-525). Mathematics Education Research Group of Australasia. Melbourne.

Toondoo. (2019). Site. http://www.toondoo.com/

Yin, R. K. (2013). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Artigos