A Concepção de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a construção do Conceito de Número pela criança

Ana Paula Perovanos dos Santos Silva

Resumo


O presente estudo tem por objetivo investigar que concepção(ões) está(ão) presente(s) quando professores se propõem trabalhar o conceito de número com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de Escolas de Jequié – BA. Para tanto buscamos aporte teórico que permite analisar o número sob a perspectiva: da Educação Matemática enfatizando as ideias de Piaget e Kamii e das Políticas Públicas traduzidas neste trabalho pelos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e Diretrizes Curriculares do Estado da Bahia. Para tratar a ótica do professor agregamos a essa reflexão, os conhecimentos, saberes e concepções dos professores. Desenvolvemos uma pesquisa na abordagem qualitativa de cunho descritivo em que participaram como sujeitos 13 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de três escolas da Cidade de Jequié – BA. A coleta dos dados foi efetuada por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Como resultado desse processo de reflexão, constata-se que as professoras têm a concepção de que número é sinônimo de numeral; percebemos, também, indícios da concepção empirista, e aproximações das tendências formalista clássica e socioetnocultural. A confusão do objeto matemático com sua representação pode se refletir no momento do ensino implicando numa limitação do trabalho docente, restringindo o trabalho com os número às atividades de leitura e escrita de numerais. Esperamos contribuir no sentido de trazer reflexões aos professores, em relação à construção do conceito de número pela criança.

Palavras-chave: Conceito de Número; Ensino Fundamental; Professor dos Anos Iniciais.

The present study aims to investigate concepts that are present when teachers work proposes the concept of number with students from 1st and 2nd years of elementary school of the Jequié – BA. To this end, we theoretical uses a framework that allows us to analize the number perspective: Mathematics Education emphasizing the ideas of Piaget and Kamii and Public Policy for thjis work translated official documents, PCN, RCNEI and Curriculum Guidelines and the State of Bahia. To address the perspective of the teacher we add to this reflection, knowledge and conceptions of knowledge teachers. Developed research in a descriptive qualitative approach in with 13 teachers participated as subjects of the early years of elementary school for three scholls in the city of Jequié – BA. Data collection was made though a questionnaire and semistructured interview. As a results of this process of reflection, it appears that the teachers have the idea that number is synonymous with the numeral, perform, too empirical evidence of design, trends and approaches of classical and formalistic socioenocultural. That confusion may be reflected upon education implying a limition of teaching, restricting the number to work with the activities of reading and writing numerals. Hope helping bringing ideas to teachers in relation to the construction of the concept of number for the child.

Keywords: concept of number; elementary school; teacher of early years.

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