A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DO PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Edileusa Valente Belo Universidade Federal do Pará
  • Tadeu Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Professores Formadores, Identidade docente, Formação de professores de matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a identidade profissional docente do professor formador de professores de matemática, e, a repercussão que pode haver dessa identidade na formação dos futuros professores de matemática. Trata-se de um estudo de caso com dois professores formadores do Curso de Licenciatura em Matemática de um dos Campi da UFPA. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de formação dos docentes universitários, necessita de ações formativas, que visem possibilitar, a esses profissionais, conhecimentos mais abrangentes a respeito da docência e das dimensões que estão subjacentes à mesma. Possibilitando assim, que o processo de construção da identidade profissional desses formadores possa ser consolidado, além da pesquisa na matemática, também, na docência e na formação dos futuros professores de matemática.

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Biografia do Autor

Edileusa Valente Belo, Universidade Federal do Pará

Possui Mestrado em Educação de Ciências e Matemáticas, com ênfase em Educação Matemática, pelo IEMCI/UFPA. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Academia de Educação Montenegro, AEM, Brasil. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Nivel Superior.

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Publicado

2012-09-02

Como Citar

BELO, E. V.; GONÇALVES, T. O. A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DO PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 299–315, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9404. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos