A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DO PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Edileusa Valente Belo, Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir a identidade profissional docente do professor formador de professores de matemática, e, a repercussão que pode haver dessa identidade na formação dos futuros professores de matemática. Trata-se de um estudo de caso com dois professores formadores do Curso de Licenciatura em Matemática de um dos Campi da UFPA. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de formação dos docentes universitários, necessita de ações formativas, que visem possibilitar, a esses profissionais, conhecimentos mais abrangentes a respeito da docência e das dimensões que estão subjacentes à mesma. Possibilitando assim, que o processo de construção da identidade profissional desses formadores possa ser consolidado, além da pesquisa na matemática, também, na docência e na formação dos futuros professores de matemática.


Palavras-chave


Professores Formadores; Identidade docente; Formação de professores de matemática

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais



Ficha Catalográfica
 

Educação Matemática Pesquisa : revista do Programa
   de Estudos Pós-Graduados em Educação     Matemática. - São Paulo.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa de Estudos
   Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (1999)- .

Quadrimestral
ISSN 1983-3156

https://revistas.pucsp.br/emp

1. Matemática - Estudo e ensino - 2.Matemática - Pesquisa.
I. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

CDD 510.7
510.72

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

Indexadores da Revista

     
             Anti-Plágio