A fome de aprender e ensinar: um estudo com professores de matemática em formação <br> Starving to teach and learn: a study of pre-service mathematics teachers
Keywords:
Motivação, Licenciatura Matemática, Ser professorAbstract
O presente trabalho traz uma reflexão com alunos do curso de Licenciatura em Matemática de duas universidades públicas brasileiras sobre a motivação em sala de aula. Partimos da leitura de um texto de Rubem Alves e propusemos uma dinâmica de grupo, com questões pré-elaboradas. É interessante ver que, mesmo em grupos distintos, os alunos dialogam e que as mesmas questões aparecem em diferentes salas de aula do país. Os alunos acreditam que haja motivação nos três saberes docentes destacados por Fiorentini (2005): o saber científico, o saber-fazer e o saber-ser. Para finalizar, ressaltamos ainda que a discussão apresentada neste trabalho não contribuiu apenas para reflexões por parte dos alunos, mas também para nós professores avaliarmos a nossa prática docente e o quanto estamos motivados a seguir nesta carreira.
This paper presents a reflection with pre-service mathematics teachers from two Brazilian public universities about motivation in the classroom. First, we suggest reading a text by Rubem Alves and propose a group dynamics with pre-elaborated questions. It is interesting to notice that students have the same issues in different classrooms in the country. Students believe there is motivation in the three teacher knowledges described by Fiorentini (2005). Finally, we emphasize that the discussion presented in this article led us to reflect on our teaching practice and motivation to follow this career, besides reflections from students.
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