Formação de professores em Modelagem Matemática: uma hermenêutica dos relatórios do GT 10 – Modelagem Matemática da SBEM <br> Teacher education in Mathematical Modeling: a hermeneutics of the reports of WG 10 - Mathematical Modeling of SBEM
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p167-186Keywords:
Licenciatura em Matemática, Educação Superior, Pesquisa Educacional.Abstract
Resumo
Esse texto tem sua gênese em um estudo mais amplo, no qual focamos a formação inicial de professores de Matemática em Modelagem. O movimento de pesquisa efetuado nos remeteu à leitura e compreensão da formação de professores em Modelagem no âmbito da pesquisa, a partir dos relatórios do Grupo de trabalho, GT-10, Modelagem Matemática da SBEM, nas últimas quatro edições do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, SIPEM (2006-2015). Dessa perspectiva, interrogamos: “O que revelam os relatórios do GT-10 de Modelagem Matemática (2006, 2009, 2012, 2015), vinculados a SBEM, sobre a formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira?”. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, fenomenológico-hermenêutica, revela que a formação de professores em Modelagem na Educação Matemática tem sido discutida na comunidade só recentemente e que, embora seja jovem, os relatórios apontam que o foco das pesquisas ainda não se reporta diretamente a ela como temática principal.
Abstract
This text has the genesis in a larger study, in which we focus on the initial teacher education in Mathematics Modeling. The research movement sent us to the reading and understanding of teacher education in Modeling as part of the research, from the Working Group reports, GT-10, SBEM Mathematics Modeling in the last four editions of the International Research Seminar Mathematics Education, SIPEM (2006-2015). From this perspective, we question: "What reveal the reports of the GT-10 Mathematical Modelling (2006, 2009, 2012, 2015), linked to SBEM on teacher education in Mathematical Modeling in Brazilian Mathematics Education?". This qualitative research, phenomenological-hermeneutics reveals that teacher education in Mathematics Modeling in Mathematics Education has been discussed in the community only recently and, although young, the reports show that the focus of the research has not directly report to it main theme.
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