Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem<br>A trajectory in the learning of rational numbers enhanced by percentage

Authors

  • Helena Gil Guerreiro Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0002-8941-4781
  • Lurdes Serrazina Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384

Keywords:

percentagem, aprendizagem, sentido de número, grandeza numérica, números racionais

Abstract

Este artigo tem como objetivo indicar os contributos que uma trajetória com um foco inicial na percentagem, que faz emergir de seguida o numeral decimal e posteriormente a fração, traz para a compreensão da natureza relacional dos números racionais. Trata-se de uma investigação baseada em design na modalidade de experiência de ensino na sala de aula. A recolha de dados resultou da observação participante, apoiada num diário de bordo, de gravações áudio e vídeo e da recolha das produções escritas dos alunos. Os resultados revelam que esta abordagem, partindo da percentagem, permite integrar os conhecimentos numéricos prévios intuitivos dos alunos na compreensão dos números racionais e apoia a construção de uma aprendizagem das diferentes representações, de forma interrelacionada, numa perspetiva de desenvolvimento de sentido de número.


This article aims to figure out the contributions that a trajectory with an initial focus on percentage which leads to the emergence of decimals and later of fractions brings to the understanding of the relational nature of rational numbers. A classroom teaching experiment was developed as a design based research. Data were collected through participant observation, supported by a logbook, audio- and video-recorded lessons and collecting students’ written productions. The results show that this approach, based on percentage, allows integrating students' previous intuitive numerical knowledge into the understanding of rational numbers and supports the construction of learning of the different representations, in an interrelated way, in a perspective of the development of number sense. 

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Author Biographies

Helena Gil Guerreiro, Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Doutoranda em Educação Matemática no Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal. Professora no Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Pontinha, Lisboa. Membro colaborador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal.

Lurdes Serrazina, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres (UK). Professora Coordenadora Aposentada da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, Portugal. Membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal.

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (UGA, EUA ). Professor Catedrático do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, Portugal.

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Published

2018-05-01

How to Cite

GUERREIRO, H. G.; SERRAZINA, L.; DA PONTE, J. P. Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem&lt;br&gt;A trajectory in the learning of rational numbers enhanced by percentage. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/35788. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos