Ações de uma formadora no desenvolvimento da agência profissional de professoras de uma Comunidade de Prática<br>Actions of a teacher trainer in the professional agency development in a teacher community of practice
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p513-538Keywords:
Educação Matemática, Formador de Professores, Identidade Profissional de Professores, Formação Continuada de Professores de MatemáticaAbstract
Neste artigo, analisa-se como ações de uma formadora de professores apoiaram o desenvolvimento da agência profissional de professoras participantes de uma Comunidade de Prática. Para tanto, realizou-se uma investigação qualitativa de sua participação no empreendimento Estudo dos Conjuntos Numéricos. Os resultados evidenciam que a formadora fomentou estudos de ideias e conceitos matemáticos a respeito de números irracionais; incentivou as professoras a trabalharem com tarefas matemáticas desafiadoras e as apoiou no planejamento e no desenvolvimento de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório sobre números irracionais. A proximidade entre a formadora e as professoras influenciou suas identidades profissionais, ao valorizar seu fazer matemático fomentando e fortalecendo sua agência profissional.
This paper aims to analyze how teacher trainer’s actively supported the professional agency development of teachers, members of a Community of Practice. Therefore, a qualitative research of their participation in the enterprise Numerical Sets Study, with an interpretative slant, was undertaken. The results show that the teacher trainer fostered the study of ideas and mathematical concepts about irrational numbers; encouraged the teachers to work with challenging mathematic tasks; supported them while planning and with the development of a class planed on inquiry based-teaching about irrational numbers. The closeness among the participants, the former and the teachers of the community, affected their professional identities, by valuing their mathematical practice, in order to foster and reinforce their own professional agency.
Metrics
References
BAKER, A.; BEAMES, S. Good CoP: What makes a community of practice successful? Journalof Learning Design, v. 9, n. 1, p. 72-79, 2016.
CANAVARRO, A.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In: ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2012: PRÁTICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2012. Actas.... Castelo de Vide. Portalegre: SPIEM, 2012. p. 255–266.
CYRINO, M. C. C. T. Mathematics teachers’ professional identity development in communities of practice: Reifications of proportional reasoning teaching. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 54, p. 165-187, abr. 2016.
______. Identidade Profissional de (futuros) Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, p. 699-712, 2017.
CYRINO, M. C. C. T.; BALDINI, L. A. F. Ações da formadora e a dinâmica de uma comunidade de prática na constituição/mobilização de TPACK. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 25-48, 2017.
CYRINO, M. C. C. T.; GARCIA, T. M. R.; OLIVEIRA, L. M. C. P.; ROCHA, M. R. Formação de Professores em Comunidades de Prática: frações e raciocínio proporcional. 1 ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014.
CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Ensino exploratório e casos multimídia na formação de professores que ensinam matemática. In:CYRINO, M. C. C. T (Ed.), Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática:elaboração e perspectivas. Londrina, Brasil: EDUEL, p. 19-32, 2016.
CYRINO, M. C. C. T.; TEIXEIRA, B. R. O ensino exploratório e a elaboração de um framework para os casos multimídia. In: CYRINO, M. C. C. T. (org.). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. Londrina: EDUEL, 2016. p. 81-100.
D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Trajetórias profissionais de educadoras matemáticas. Campinas: Mercado de Letras, 2014.
ESTEVAM, E. J. G.;CYRINO, M.C.C.T. Condicionantes de aprendizagens de Professores que Ensinam Matemática em contextos de Comunidades de Prática. Alexandria (UFSC), 2019, no prelo.
GARCIA, T. M. R. Identidade Profissional de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. 2014. 164 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
GELLERT, L. M. Elementary school teachers and mathematics: communities of practice and an opportunity for change. Journal of Education and Learning, v. 2, n. 4, p. 113-122, 2013.
GOOS, M.; BENNISON, A. Developing a communal identity as beginning teachers of mathematics: Emergence of an online community of practice. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 11, p. 41-60, 2008.
GRAVEN, M. Teacher learning as changing meaning, practice, community, identity and confidence: the story of Ivan. For the Learning of Mathematics, Kingston, v. 23, n. 2, p. 25-33, jul. 2003.
JESUS, C.C.; CYRINO, M.C.C.T.; OLIVEIRA, H. M. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática. EducaçãoMatemáticaPesquisa, São Paulo, v.20, n.2, p. 21-46, 2018.
KELCHTERMANS, G. Who I am in how I teach is the message: Self‐understanding, vulnerability and reflection.Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 15, n. 2, p. 257-272, 2009.
KRAINER, K. Teams, communities &networks.Journal of Mathematics Teacher Education, v. 6, n. 2, p. 93-105, jun. 2003.
LASKY, S.A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform.Teaching and Teacher Education, v. 21, n. 8, p. 899-916, 2005.
LOPES, A. C. M.; SILVA, A. M. C; SÁ, P. F. Os números reais: uma trajetória histórica. In:SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., 2015, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do RioGrande do Norte – UFRN, 2015. p. 1-12.
NAGY, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. Aprendizagens de Professoras que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 149-163, jan./jun. 2014.
OLIVEIRA, H. M. A. P.; CYRINO, M. C. C. T. Formação inicial de professores de matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, v.18, p.104-130, 2011.
PRIESTLEY, M.; BIESTA, G.J.J.; ROBINSON, S. Teacher agency: What is it and why does it matter? In: KNEYBER, R.; EVERS, J. (eds.).Flip the System: Changing education from the bottom up. London: Routledge, 2015. p. 1-11.
PROBST, G.; BORZILLO, S. Why communities of practice succeed and why they fail. European Management Journal,v.26, n.5, p. 335-347, 2008.
SARAIVA, M. J.; PEREIRA, M. N.; BERRINCHA, R. I. Sequências e expressões algébricas: aprendizagem da resolução de equações a partir de igualdades numéricas. 2010. p 81.
WENGER, E. Communities of Practice: Learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.
WENGER, E.; McDERMOTT, R.; SNYDER, W. M. Cultivating Communities of Practice.Boston: Harvard Business School Press, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).