Factorisation des polynômes. Une étude basée sur le développement d’un PER
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i4p201-212Keywords:
Factorisation des polynômes, Parcours d´Étude et de RechercheAbstract
Abstract
The aim of this paper is to present partial results of an ongoing study, which investigates the teaching of polynomial factoring through analysis of didactic and mathematical praxeologies, institutional and personal relationships developed for their study, based on Brazilian official documents and textbooks for future intervention with a group of mathematics teachers and high school students. We take as theoretical foundation the anthropological theory of the didactic and as a methodology, study and research paths (SRP) by Chevallard and collaborators.
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais de um estudo em curso, que investiga sobre o ensino da fatoração de polinômios para a análise das praxeologias didáticas e matemáticas e das relações institucionais e pessoais desenvolvidas para seu estudo, com base nos documentos oficiais e livros didáticos brasileiros, para uma intervenção futura com um grupo de professores de matemática e estudantes do ensino médio. Tomamos como fundamentação teórica a teoria antropológica do didático de Chevallard e, como metodologia, o percurso de estudo e pesquisa (PEP) de Chevallard e colaboradores.
Metrics
References
Abou Raad, N. (2004). Les Identités Remarquables fonctionnent-elles comme un théorème ou comme une règle d’action dans le sens de la factorisation pour les élèves de la classe de troisième en France. (Mémoire de DEA non publié). Université Lumière Lyon II, France.
Bardini, C. (2001). Le rapport des élèves à la factorisation en fin de troisième. Cahiers de Didirem, 35, 1-104.
Barquero, B., Bosch, M. &Gascón, J. (2011). Los recorridos de estudio e investigación y la modelización matemática en la enseñanza universitaria de las ciencias experimentales. Enseñanza de las Ciencias, 29(3), 339–352.
Borgato, K. C. (2013). O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios: uma articulação entre álgebra e geometria.(Dissertação de mestrado Profissional em Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Brasil.
Bosch, M. & Gascón, J. (2010). Fundamentación antropológica de las organizaciones didácticas: de los “talleres de prácticas matemáticas” a los “recorridos de estudio e investigación”. En A. Bronner, M. Larguier, M. Artaud, M. Bosch, Y. Chevallard, G. Cirade & C. Ladage (Eds.) Diffuser les mathématiques (et les autres savoirs) comme outils de connaissance et d’action (pp. 49-85), Montpellier, Francia : IUFM de l’Académie de Montpellier.
Burigato, S. M. M. da S. (2007). Estudo de Dificuldades na Aprendizagem da Fatoração nos Ambientes: papel e lápis e no software Aplusix. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.
Brésil. (1998). Parâmetros curriculares nacionais. Matemática: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF
Brésil. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC.
Brésil. (2002). Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) Ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC.
Brésil. (2006). Orientações curriculares para o ensino médio (vol. 2). Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC.
Brésil. (2013). Guia de livros didáticos: PNLD 2014. Matemática-Ensino Fundamental, anos finais. Brasília: MEC/SEF
Chevallard, Y. (1992). Concepts fondamentaux de la didactique : perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques, 12(1), 73-112.
Chevallard, Y. (2009). La notion de PER : problèmes et avancées. UMR ADEF. Toulouse, France.
http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=161
Douady, R. (1992). Des apports de la didactique des mathématiques à l’enseignement. Repères, 6, 132-158.
Guadagnini, M. R. (2013). O uso da fatoração na resolução de equações do 2o grau por alunos do 9o ano do Ensino Fundamental. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.
Nguyen, A. Q. (2006). Les apports d’une analyse didactique comparative de la résolution des équations du second degré dans l’enseignement secondaire au Vietnam et en France. (Thèse de doctorat). Université Joseph Fourier Grenoble I, France.
Palomino, M.F.M. (2011). A factorización de polinomios de uma variable real em um ambiente de Lápiz/Papel (L/P) y álgebra computacional (CAS). (Trabajo grado de Magister). Universidad del Valle, Columbia.
Rodrigues, S. (2008). Uma análise da aprendizagem de produtos notáveis com o auxílio do programa Aplusix. (Dissertação de Mestrado Profissional). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Silva, P. R. S.. (2012). O ensino de fatoração algébrica por atividades. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Pará, Brasil.
Tonnelle, J. (1979). Le monde clos de la factorisation au premier cycle. (Mémoire de DEA). Université d’Aix-Marseille II, Université de Bordeaux I, France.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).