La notion de fonction : les praxéologies prescrites pour être enseignées lors de l’articulation entre le collège et le lycée à São Paulo

Authors

  • Marlene Alves Dias Université Anhanguera, Brésil
  • Sirlene Neves de Andrade Diretoria Regional Sul et Université Anhanguera, Brésil
  • Tânia Maria Mendonça Campos Diretoria Regional Sul et Université Anhanguera, Brésil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i4p298-310

Keywords:

Fonction, praxéologies prescrites,

Abstract

Abstract

This study aims at identifying regularities and differences in the proposals of national and state official teaching in order to help professionals in a reflection on the possible changes. For the analysis of the considered documents, we chose as a central theoretical framework the anthropological theory of didactics –ATD– and as auxiliary theoretical frameworks, the framing notion as defined by Douady and points of view as defined by Rogalski. The analysis in the documents considered shows that there is a gap in approaches in the same school year, which becomes even more evident when one considers the passage from college to high school.


Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar as regularidades e diferenças nas proposições de ensino no nível nacional e do estado, para a noção de função, de forma a auxiliar os profissionais na perspectiva de uma reflexão sobre as possíveis mudanças. Para a análise dos documentos considerados, escolhemos como referencial teórico central a teoria antropológica do didático (TAD) e, como referenciais auxiliares, a noção de quadro definida por Douady e pontos de vista apresentados por Rogalski. A análise dos documentos considerados mostra que existe uma lacuna em abordagens dos conteúdos em um mesmo ano escolar, o que se torna ainda mais evidente quando se considera a passagem do ensino fundamental para o ensino médio.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marlene Alves Dias, Université Anhanguera, Brésil

Université Anhanguera, Brésil

Sirlene Neves de Andrade, Diretoria Regional Sul et Université Anhanguera, Brésil

Diretoria Regional Sul et Université Anhanguera, Brésil

Tânia Maria Mendonça Campos, Diretoria Regional Sul et Université Anhanguera, Brésil

Diretoria Regional Sul et Université Anhanguera, Brésil

References

Bosch, M., et Chevallard, Y. (1999) La sensibilité de l´activité mathématique aux ostensifs. Recherches en didactique des mathématiques, 19(1), 77-124.

Brésil. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais : matemática terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. – Brasília : MEC, SEF.

Brésil. (2006). Parâmetros Curriculares Nacionais : Ensino Médio + : Ciências da Natureza e suas tecnologias.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf

Chevallard, Y. (2007). Le développement actuel de la TAD : pistes et jalons.

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=150

Chevallard, Y. (1994). Ostensifs et non-ostensifs dans l’activité mathématique. Consulté le 10 Septembre 2015

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/

Dante, L. R. (2012a). Projeto Teláris – Matemática. São Paulo : Ática.

Dante, L. R. (2012b). Matemática contexto e aplicações. São Paulo : Ática.

Dias, M.A. (1998). Les problèmes d’articulation entre les points de vue « cartésien » et « paramétrique » dans l’enseignement de l’algèbre linéaire. Thèse de doctorat, Université de Paris 7. France.

Douady, R. (1984). Jeux de cadre et dialectique outil objet dans l’enseignement des mathématiques. Thèse de Doctorat, Université de Paris 7. France.

Rogalski, M. (2001). Les changements de cadre dans la pratique des mathématiques et le jeu de cadres de Régine Douady. In Actes de la journée en hommage à Régine Douady (pp. 13-30). Paris : Didirem.

São Paulo (2008). Proposta Curricular. São Paulo : Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

São Paulo (2009). Caderno do professor. São Paulo : Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Published

2019-06-11

How to Cite

DIAS, M. A.; ANDRADE, S. N. de; CAMPOS, T. M. M. La notion de fonction : les praxéologies prescrites pour être enseignées lors de l’articulation entre le collège et le lycée à São Paulo. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 4, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i4p298-310. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/42587. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Finalizada -El paradigma del cuestionamiento del mundo en la investigación y en la enseñanza - 2019