A Transposição Didática interna em uma sala de aula inclusiva: O caso do ensino para surdos sobre o conjunto dos números naturais<br>Internal Didactic Transposition in an inclusive classroom: The Case of teaching for the deaf on all-natural numbers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p121-133

Keywords:

Transposição Didática, Educação Inclusiva, Educação Matemática de Surdos

Abstract

Este trabalho é resultado parcial de uma pesquisa em andamento sobre um caso de ensino do conjunto de números naturais no Instituto Federal de Campina Grande para alunos surdos. Segue como referencial o fenômeno da Transposição didática, mais especificamente a etapa interna que busca compreender o processo evolutivo do saber instituído pela noosfera até chegar à sala de aula. A pesquisa contou com um professor, um intérprete e dois alunos surdos e teve por objetivo averiguar quais mudanças o saber poderia sofrer no ato tradução simultânea do intérprete perante a aula do professor. Há evidências de que há uma transposição didática do saber com a presença de um intérprete de Libras numa sala de aula inclusiva e acreditamos que isso pode acarretar obstáculos no processo de aprendizagem de alunos surdos.

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Author Biographies

Wuallison Firmino dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professor de matemática - EEEF Elidio Sobreira (São Sebastião de Lagoa de Roça-PB) e EEEF do Monte Santo (Campina Grande-PB). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidad Complutense de Madrid (2015). Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática do Centro de Acadêmica do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE), Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado: Didática dos Conteúdos Específicos Voltada para a Convivência com o Semiárido e Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco no Grupo de Fenômenos Didáticos. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Contrato Didático, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático e Educação Inclusão.

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Published

2019-11-06

How to Cite

DOS SANTOS, W. F.; DE MENEZES, M. B. A Transposição Didática interna em uma sala de aula inclusiva: O caso do ensino para surdos sobre o conjunto dos números naturais&lt;br&gt;Internal Didactic Transposition in an inclusive classroom: The Case of teaching for the deaf on all-natural numbers. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p121-133. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45581. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.