Um olhar fenomenológico à Geometria Dinâmica<br>A way of understanding phenomenologically the Dynamic Geometry
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p264-287Palabras clave:
Fenomenologia, Geometria Dinâmica, Movimento, Educação MatemáticaResumen
Este trabalho visa focar a Geometria Dinâmica da perspectiva da fenomenologia husserliana. Questiona-se: pode a Fenomenologia constituir um solo teórico ao fenômeno Geometria Dinâmica? Para tal compreensão foi realizado um estudo bibliográfico sobre Geometria Dinâmica no âmbito da Educação Matemática, buscando como é definida e os termos que mais se apresentam nestas definições e no dizer sobre ela. Tendo esse estudo foi possível fazer leituras em obras de pesquisadores do campo da Fenomenologia, tais como Husserl e Merleau-Ponty, buscando evidências que pudessem ser direcionadas às compreensões correlatas do estudo sobre Geometria Dinâmica. Foi possível tecer um pensar fenomenológico sobre o mover, o construir, o arrastar, bem como sobre as implicações desses atos, tais quais a percepção de movimento, de configurações e desconfigurações, de varações e de invariantes.
In this article we aim the core movement of Dynamic Geometry from a phenomenological perspective. Our question: what do we mean by movement when we work with Dynamic Geometry? To answer this, we carried out a bibliographic study on Dynamic Geometry in Mathematical Education. We studied texts by Husserl and Merleau-Ponty to understand the proposed question. Phenomenology has allowed us to think and write considerations about movement and construction, as well as on the implications of these acts, such as: the perception of movement, of configurations and deconfiguration, of variations and invariants, pointed to as characteristic of information technology. In a wider perspective, we understand these actions as moving-perceiving-knowing.
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