<br>Desenvolvimento do Pensamento Estatístico com Suporte Computacional<br>Development of statistical thinking with computational support<br>

Autores/as

  • Juscileide Braga de Castro Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

pensamento estatístico, tecnologia, laptop educacional

Resumen

Esse artigo tem por objetivo analisar situações que contribuíram para o desenvolvimento do pensamento estatístico a partir de um projeto colaborativo com suporte computacional. A pesquisa foi realizada com 26 estudantes do 5º ano participantes do projeto Um Computador por Aluno (UCA). O processo investigativo foi realizado em quatro etapas: planejamento, coleta de dados, organização de dados e publicação da notícia. Após análises verificou-se o desenvolvimento do pensamento estatístico a partir de situações de coleta de dados, de classificação, de escolha da amostra, de cruzamento de variáveis e da definição do gráfico. A tecnologia possibilitou a ênfase na exploração dos dados, simulações, investigação de problemas com dados reais e envolvimento dos alunos em ferramentas para colaboração.

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Publicado

2015-12-31

Cómo citar

CASTRO, J. B. de; CASTRO FILHO, J. A. de. &lt;br&gt;Desenvolvimento do Pensamento Estatístico com Suporte Computacional&lt;br&gt;Development of statistical thinking with computational support&lt;br&gt;. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 870–896, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24999. Acesso em: 21 nov. 2024.