CONSTRUÇÃO DE UM DESENHO METODOLÓGICO DE ANÁLISE SEMIÓTICA E COGNITIVA DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA QUE ENVOLVEM FIGURAS<br>CONSTRUCTION OF A METHODOLOGICAL PICTURE OF SEMIOTIC AND COGNITIVE ANALYSIS CONCERNING GEOMETRY PROBLEMS INVOLVING FIGURES
Resumen
Resumo:
Com a presente discussão, pretendemos, a partir das ideias de Duval sobre as apreensões e os tipos de olhares em geometria, criar um ambiente favorável à aprendizagem da geometria. A este ambiente, denominaremos, em referência a Lotman, semiosfera da aprendizagem da geometria. Uma vez que a semiosfera tenha sido construída, faremos um florilégio cognitivo e semiótico de procedimentos possíveis de serem observados na resolução de problemas geométricos. Neste trabalho, em particular, trataremos de problemas comumente presentes em livros didáticos que envolvem figuras geométricas. Veremos que as operações cognitivas de designação e identificação também são aspectos importantes a serem considerados na compreensão das dificuldades envolvidas na resolução desse tipo de problema.
Palavras-chave: Desenho metodológico. Semiosfera do olhar. Apreensões em geometria. Olhar em geometria. Designação e identificação.
Abstract:
In this discussion, we intend, based on Duval’s ideas on seizures and the types of perspectives on geometry, to create a favorable environment for learning geometry. This environment, in a reference to Lotman, will be called semiosphere of learning geometry. Once the semiosphere has been built, we will make a cognitive and semiotic anthology of possible procedures to be followed in solving geometric problems. In this work, in particular, we will address problems that are common in textbooks. All the problems involve geometric figures. We will see that the cognitive operations of designation and identification are also important aspects to be considered in understanding the difficulties involved in resolving this kind of problem.
Keywords: methodological design. Semiosphere. Seizures in geometry. Sight in geometry. Designation and identification.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).