Processos de Socialização do Professor Formador nos Cursos de Licenciatura em Matemática: o emergir da Identidade Docente<br>Socialization processes of the professors in Mathematics Degree courses: the emergence of a teacher identity

Autores/as

  • Júlio Henrique Cunha Neto Universidade de Uberaba
  • Váldina Gonçalves Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p419-447

Palabras clave:

Identidade profissional docente, professores formadores, licenciatura em matemática.

Resumen

A presente pesquisa versa sobre a constituição da identidade profissional dos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática. Indaga-se: quais fatores foram e/ou são indispensáveis à construção da identidade desse profissional? O sujeito se forma professor vivenciando e interiorizando diferentes aprendizados em ambientes e momentos distintos. Em busca de resposta ao questionamento ora apresentado, analisam-se os processos de socialização vivenciados por professores formadores de um Curso de Licenciatura em Matemática. Para a realização dessa análise, entrevistam-se cinco docentes, utilizando uma abordagem qualitativa. Constatou-se que a identidade profissional dos professores em pauta se constitui de questões familiares e de experiências que se sucedem durante a educação básica, ensino superior, no campo profissional, entre outros níveis de ensino. 


As we studied how trainers in Mathematics Degree courses constitute their own professional identity, we faced another question: what factors were / are essential to the construction of the professional identity of teacher educators in Mathematics Degree courses? The subject is formed a professor by experiencing and internalizing different learning, in different environments and different times. Thus, we analyzed socialization processes experienced by teacher trainers from a Mathematics Degree course. Five teachers were interviewed through a qualitative approach. We noted that such a professional is formed through family issues, experiences that took place during elementary education, higher education, in the professional field, among others.


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Biografía del autor/a

Júlio Henrique Cunha Neto, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE

Váldina Gonçalves Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação Matemática – PUC/SP e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

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Publicado

2018-05-01

Cómo citar

CUNHA NETO, J. H.; COSTA, V. G. Processos de Socialização do Professor Formador nos Cursos de Licenciatura em Matemática: o emergir da Identidade Docente&lt;br&gt;Socialization processes of the professors in Mathematics Degree courses: the emergence of a teacher identity. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p419-447. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/28065. Acesso em: 18 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos