Ensino de matemática através da resolução de problemas: análise da disciplina RPM implantada pela SEEDUC-RJ <br> Mathematics teaching through problem solving: analysis of discipline RPM implanted by SEEDUC-RJ
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p105-120Palabras clave:
Ensino de Matemática, Resolução de Problemas Matemáticos, SEEDUC.Resumen
Este trabalho tem como objetivo abordar as concepções sobre a disciplina Resolução de Problemas Matemáticos (RPM) no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), tanto na visão da Secretaria quanto na visão de um grupo de professores pertencentes à rede estadual de ensino. Para isso, foi analisado o documento da secretaria que norteia a implantação da disciplina RPM e foi realizada uma breve pesquisa de perfil e opinião com esse grupo de professores.
This paper aims to approach the conception of the discipline Solving Mathematical Problems (RPM) of the State Bureau of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC), both in view of the Bureau and of a group belonging to the state network teachers. For this, it was analyzed the Bureau document that guides the implementation of RPM discipline and it was made a profile and opinion brief research with this group of teachers.
Métricas
Citas
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário escolar da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora nacional, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1997.
______. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
D’AMBRÓSIO, B. S. A Evolução da Resolução de Problemas no Currículo Matemático. In: I Seminário de Resolução de Problemas. Anais... Rio Claro: UNESP. 2008.
DANTE, L R. Didática da resolução de problemas de Matemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.
______. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2011.
ECHEVERRÍA, M. P. P. A solução de problemas em Matemática. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GAZIRE, E.S. Resolução de Problemas: Perspectivas em Educação Matemática. 1988. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – UNESP, Rio Claro, 1988.
LIMA, E. L. Dez mandamentos para professores. Revista do professor de Matemática, São Paulo, ano 5, v. 10, p. 3-4, 1 semestre de 1987.
MENDONÇA, M. C. D. Problematização: Um caminho a ser percorrido em Educação Matemática. 1993. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.
ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C.(Orgs.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005.
______. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223514005>.
Acesso em: 29 abr. 2015.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Interciências, 1995.
RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Avaliação interna da aprendizagem: Manual de orientações para operacionalização da Portaria SEEDUC/SUGEN Nº 419/2013. Rio de Janeiro: SEEDUC, 2013.
SEMINÁRIO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, 2., Rio Claro. Anais ... 2011. Disponível em: < http://www2.rc.unesp.br/gterp/?q=serp2011/trabalhos>.
Acesso em: 12 set. 2016.
SCHOENFELD, Alan H. Mathematical problem solving. Orlando: Academic Press Inc., 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).